Estátuas da antiga Câmara Municipal no Museu

Esta é a foto do resto duma estátua de mármore no terreno livre do Museu Nacional de Arte em Maputo.

FOTO 1
Questão inicial: um deus, patrício ou tribuno romano decapitado? 
Por trás vê-se casas coloniais do lado norte da Av. Min

Só conheço esta foto desta estátua mostrada em grande plano. Deduzo, como explico com a FOTO 2, que a razão é ela estar de costas para a rua (Av. Min, antiga Andrade Corvo) e eu penso que o público não tem acesso a este terreno por isso não se conseguindo fotografá-la de perto/de frente. Para mais os arbustos junto ao muro que se viam na FOTO 1 (e a árvore por cima) cresceram e não se deve ver bem de costas, da rua. O que permitiu a foto de cima deve ter sido uma qualquer excepção. 

FOTO 2
Círculo branco: A estátua da FOTO 1. 
Como deve ser um bocado pesada não deve ser fácil a mudá-la de sítio, 
por isso deve continuar onde estava antes.  

O site delagoabayworld (DBW) tinha encontrado neste terreno uma estátua de mármore que tinha estado colocada do lado direito (para quem vê de frente) do edifício da ex Câmara Municipal. Do lado esquerdo havia outra estátua também de mármore e assim foi fácil o HoM imaginar que este resto de estátua seria daí.
É isso que tentamos confirmar em baixo onde se vê o edifício da antiga Câmara Municipal com as duas estátuas originais em mármore ocupando o cimo da escadaria exterior. 

FOTO 3
Lado esquerdo (castanho): estátua mais a sua ampliação,
até agora em paradeiro desconhecido.
Lado direito (sem cor): a estátua já encontrada no Museu Nacional de Arte pelo DBW

Olhando para a estátua no jardim das FOTOS 1 e 2 e para a da FOTO 3, pela posição em ambas do braço a rodear um "padrão" pode-se ver que é a mesma. Então a estátua da FOTO 1 tinha sido a do lado esquerdo da Câmara.
Resolvido o assunto da estátua do lado esquerdo, podemos agora mostrar em mais pormenor a estátua que tinha estado do lado direito do edifício:

MONTAGEM 1
Estátua de "Deusa com um jovem africano" no local de origem 
e os seus restos abandonados no jardim do Museu Nacional de Arte

Estas duas estátuas representavam a Descoberta e a Soberania e foram executadas (quer dizer esculpidas) entre 1948 e 1951, em Lisboa, por José Simões de Almeida. Supondo que a da "Deusa com o jovem africano" era a Descoberta dada a presença nela do jovem, então a estátua das FOTOs 1 e 2 do "Tribuno sentado com um padrão" seria a oficialmente chamada da Soberania.
O edifício da Câmara (agora Conselho) Municipal foi inaugurado em Dezembro de 1947 e como se vê pelas datas em cima as duas estátuas não foram logo colocadas o que se pode também observar nesta imagem:


FOTO 6
Câmara entre 1947 e 1951

Pode observar-se na FOTO 6 que os pedestais onde foram colocadas as duas estátuas estavam vazios nessa altura. 
Sobre o destino doutras importantes estátuas da cidade de Lourenço Marques ver aqui.

NB: do lado esquerdo da FOTO 6 via-se a torre de arrefecimento da Central Geradora nessa altura com cor clara - série de artigos relativos aqui.

Comentários