Goba Fronteira em 1929 na lente de Santos Rufino, em 1972 e agora

Depois de termos introduzido a Vila de Goba nesta mensagem vamos continuar a seguir a viagem da equipa de Santos Rufino, reforçada com uma elegante madame ou mademoiselle, pela zona de Goba no sul de Moçambique. Agora vamos vê-los em Goba Fronteira e era certamente durante o Inverno embora em Goba seja mais fresco do que na costa.
Goba Fronteira cerca de 1929
Fronteira de Moçambique (Colónia Portuguesa) 
com a Suazilândia (Alto Comissariado Britânico) 
Passamos agora para 1972 e duas espectaculares fotos de Ron Fischer encontradas no Flickr sob o título - The Moçambique - Swaziland Border Post at Goba. 23rd August,1972.
Padrão de Portugal na fronteira de Goba em 1972 - Swaziland em frente

Do lado da Suazilândia. Tal como em 1929 uma corrente de ferro simbolizava a fronteira

Imagem Google Earth actual (parece muito seco)
Vermelho: Fronteira traçada em linha recta
Suazilândia do lado esquerdo (oeste) e Moçambique do lado direito (leste)
Na imagem do Google Earth vê-se o posto de fronteira por estrada. Noto que a linha de caminho de ferro passa uns 6 ou 7 Km a norte e no paralelo de Goba seguindo na margem direita do Rio Umbelúzi.

Chegando a Goba Fronteira por estrada do lado de Moçambique
Entrada no Reino da Suazilândia pelo posto de Mhlumeni
Em sentido contrário ao das fotos de cima. Entrada em Moçambique pelo posto de Goba
Comparando mesmo com as fotos de 1972 estes locais estão irreconheciveis o que é normal visto agora terem de circular por aqui muito mais pessoas do que dantes. O padrão da foto de 1972 dentro de Moçambique devia ter estado uns 20 metros para o lado direito do edificio azul claro da foto em cima e o desvio onde ele estava deve ter muito sido alargado. Por aí deve haver um edifício maior que fica mais para a direita do que se vê na foto de cima, segundo o Google Earth.
Chegados à fronteira, havia a oportunidade para dar a conhecer os curiosos usos e costumes do Reino da Suazilândia principalmente a Umhlanga reed dance ceremony das "swazi virgin girls". Mas isso seria descambar demasiado o circunspecto HoM, por isso quanto a elevação cultural por hoje ficamos por aqui. 

Comentários