Depois de termos introduzido a Vila de Goba nesta mensagem vamos continuar a seguir a viagem da equipa de Santos Rufino, reforçada com uma elegante madame ou mademoiselle, pela zona de Goba no sul de Moçambique. Agora vamos vê-los em Goba Fronteira e era certamente durante o Inverno embora em Goba seja mais fresco do que na costa.
Goba Fronteira cerca de 1929 Fronteira de Moçambique (Colónia Portuguesa) com a Suazilândia (Alto Comissariado Britânico) |
Passamos agora para 1972 e duas espectaculares fotos de Ron Fischer encontradas no Flickr sob o título - The Moçambique - Swaziland Border Post at Goba. 23rd August,1972.
Padrão de Portugal na fronteira de Goba em 1972 - Swaziland em frente |
Do lado da Suazilândia. Tal como em 1929 uma corrente de ferro simbolizava a fronteira
Imagem Google Earth actual (parece muito seco)
Vermelho: Fronteira traçada em linha recta Suazilândia do lado esquerdo (oeste) e Moçambique do lado direito (leste) |
Na imagem do Google Earth vê-se o posto de fronteira por estrada. Noto que a linha de caminho de ferro passa uns 6 ou 7 Km a norte e no paralelo de Goba seguindo na margem direita do Rio Umbelúzi.
Chegando a Goba Fronteira por estrada do lado de Moçambique |
Entrada no Reino da Suazilândia pelo posto de Mhlumeni |
Em sentido contrário ao das fotos de cima. Entrada em Moçambique pelo posto de Goba |
Chegados à fronteira, havia a oportunidade para dar a conhecer os curiosos usos e costumes do Reino da Suazilândia principalmente a Umhlanga reed dance ceremony das "swazi virgin girls". Mas isso seria descambar demasiado o circunspecto HoM, por isso quanto a elevação cultural por hoje ficamos por aqui.
Comentários