MK Centro do início dos anos 70 em Lourenço Marques

Na lista das firmas dos anos 30 em Lourenço Marques, actual Maputo aparece um Many Kay & Irmãos que deve estar relacionado com o tema desta mensagem. A ideia que tenho é que o MAN KAY inicialmente era uma loja sofisticada na Av. 5 de Outubro actual Josina entre o monumento a Louis Trichardt e o Chee Kung Tong. Não sei bem se era só de artigos chineses ou geral mas suponho que depois tenha querido alargar os negócios e escolheu para isso uma bela e central localização na Av. 24 de Julho.
Apesar de se chamar MK Centro e de ser referido como Centro Comercial talvez (a palavra mais usada no HoM. a seguir a "suponho" e antes de "acho"/"penso que"/"considero"/"assumo"/"presumo"/etc) que devia ser um "department store". A diferença (acho) é que um centro comercial tem diversas lojas de diferentes donos lá dentro, enquanto que um "department store" tem várias secções, às vezes pode ter secções divididas por marcas, mas o dono é comum. Quem me lembre havia dois grandes "department store" em Lourenço Marques - o John Orr e o Bazar LM que fechou nos anos 60. 

Por volta de 1974/75 a família dos senhores Man Kay devem ter ido gerar riqueza para outro lado e o MANKAY rápidamente se transformou em "Loja Franca" do Estado onde os denodados cooperantes estrangeiros podiam com os seus dólares comprar o que não era grande coisa mas não havia em mais lado nenhum em Moçambique. A porta era também franqueada para alguns nacionais abençoados pela graça marxista, e repetindo o que dizia o meu pai "eu assim também era socialista!".
MAN KAY nos anos 70 na Av. 24 de Julho lado norte
Acho que a foto original é de Carlos Rocha - Kundalini 
e deve ser a única da época na net.




Duas versões do MAN KAY há uns anos 
na versão mais fotografada
O Man Kay após a gloriosa época de Loja Franca deve ter sido depois transformado em Centro Comercial (Interfanca). Nessa foto via-se que janelas no terceiro piso tinham sido alargadas e no quarto piso tinha havido alterações.
Man Kay / Interfranca a certo momento visto a partir duma das 
crateras da Lua, digo da Rua das Flores. 
Está do outro lado da Av. 24 de Julho, nesta vista para norte
Man Kay actualmente em que as janelas desapareceram 
por trás duma tela (mal esticada?) porque a luz do sol faz cancros da pele.
As alterações no último piso continuam.
Espectacular foto panorâmica da Av 24 de Julho de Momad Uzeif
com vista para norte na encosta da Maxaquene, Bairro Central.

(clique para aumentar)
Vermelho: Man Kay na última versão Banco Único

AzulEscola Indústrial
Castanho: Igreja Anglicana
Branco: Traseira do prédio dos arcos na varanda
VerdeRapoza grounds
RoxoPrédio Invicta
AmareloPrédios altos na Av. Mondlane 
perto da Missão Suíça-Khovo

Comentários