Stiloguedes - (76) - Polana Cocktail Bar e luzes no Hotel Polana de 1955

O Arquitecto Pancho Guedes (PG) colaborou em remodelações do Hotel Polana em 1954/55, nos seus primeiros anos de carrreira. Os seus contributos principais parecem ter sido o Cocktail Bar aqui abordado e a "Parede Convulsiva" que fica para outra mensagem.
Eu tinha deixado este trabalho para o fim porque pensava que era um dos menores mas, como irão ver melhor em baixo, agora percebo que ele é fundamental para se perceber a acção iconoclasta de PG (em anglofonismo, o pensar "out of the box") e para imaginar a peculiar relação que ele teria com os seus clientes/patrões que por esta altura deviam ser uns senhores que ainda usavam chapéu.
O interior do Hotel era absolutamente clássico por isso a direcção do Hotel ao convidar PG devia saber os riscos que corria. Não sei como receberam e aceitaram a sua proposta mas concerteza esperavam criar "buzz" e atrair nova clientela para o Bar. Como estes trabalhos foram demolidos (suponho eu que por outra direcção do Hotel com menos coragem do que a que tinha convidado PG) restam as imagens e o que PG disse (traduzido de inglês):
No Polana construí um bar como algo saído do Gabinete do Dr. Caligari. É uma caixa de surpresas com dançarinas pintadas numa parede. Para entrar no bar o cliente é contido um momento numa das duas garrafas de tamanho humano nas quais um dos lados se abre para o deixar entrar. Essas duas garrafas são os meus espaços mais ambíguos pois já se está dentro mas ainda se está fora (do bar). É a única entrada e haver ar condicionado no bar reforça essa passagem. Os puxadores das grandes portas de vidro das garrafas foram cortados em latão. O mural das dançarinas é baseado no belo desenho de Klee de um(a) dançarino(a) do Médio Oriente dos quais eu tinha feito desenhos e uma pintura. O mural em si pintei-o com a ajuda de um amigo. As variações tri-dimensionais das paredes foram construídas fora e gravadas com uma textura diferente em cada plano e foi tudo pintado em castanhos cor de terra e cinzentos que lembram murais Mappoga.
Este é o Cocktail Bar de PG imaginado como se fosse um cenário para filme de terror (ver explicação em baixo):

FOTO A
Polana Cocktail Bar
Vista de dentro do balcão
As três dançarinas que se destacam em baixo
estão na parede para a direita do barman/woman.

As luzes devem ter sido desenhadas por PG.
As três dançarinas inspiradas por desenho de Paul Klee 
(não consegui descobrir qual) como se viam do bar.
As três dançarinas como se viam de perto. 
Devem ser estes o castanho e cinza que PG 
refere como sendo as cores de base do bar. 

FOTO B

Nesta imagem o balcão está à esquerda
por isso dá a vista da sala ao contrário da da FOTO A.
As três dançarinas estariam para a direita donde a foto foi tirada.
Notam-se bem as paredes a três dimensões ao fundo.
Foto de Carlos Alberto Vieira - Livro: Recordações de Lourenço Marques

Na FOTO B vê-se as garrafas de bebidas do bar em nichos na parede. Na FOTO A  à direita por trás do balcão vê-se os gargalos salientes dessas garrafas.
Na FOTO B vê-se do lado direito uma aparente cabine de vidro e metal. Deve ser essa uma das "garrafas" de acesso ao Bar referidas por PG. Por cima vê-se o mecanismo de mola e embolo para a porta fechar devagar. A enorme mão Dr. Caligariana (ou draculiana) que se vê com os dedos para baixo seria o puxador para se sair do bar por essa porta e passando pela "garrafa". 

No mundo fantástico de Pancho.
Este devia ser o puxador de latão 
da porta 
entre o hotel e a "garrafa" de acesso ao bar

A seguir vê-se um esboço do cocktail lounge do Hotel Polana mas na decoração não encontro pontos semelhantes para o que foi realizado e aparece nas fotos. Mas no geral o formato do espaço e a posição do balcão e onde estaria a porta de entrada (foram do campo de visão, à direita) parecem-me equivalentes pelo que presumo que este esboço tenha sido depois substituido por outro.
Primeiras ideias de PG para o Bar do Polana 
com o balcão ao fundo como na FOTO B
Podia reconhecer-se os sofás ao longo das paredes,
as mesas redondas e o tecto plissado. 

Ao centro do desenho estava a ideia das duas garrafas da entrada mas o resultado na prática ficou mais do tipo cabine telefónica. Ficamos sem saber o motivo, se foi por mudança de ideias ou por dificuldade técnica. Nas duas FOTOS A e B da sala também só vejo uma "garrafa" e não as duas que PG menciona.
Nesta mensagem uso algumas ideias deste artigo do Jornal Público.
Falo mais deste assunto neste artigo.
O filme em que PG se inspirou para o bar do Hotel Polana - Wikipedia - 
Das Cabinet des Dr. Caligari (O Gabinete do Doutor Caligari) é um filme alemão expressionista e mudo de 1920, dos géneros terror e suspense, dirigido por Robert Wiene. Extremamente influente no meio cinematográfico, "O Gabinete do Dr. Caligari" compõe uma metáfora do olhar deformado com ruas estreitas e entrecortadas, telhados góticos e cubistas e prédios e objetos deformados, resultando em uma das obras-primas das primeiras décadas do cinema e uma das mais importantes referências estéticas até hoje.



Comentários