Continuando a explorar imagens antigas e comentários do espectacular Facebook Alto-Maé vamos tentar imaginar ou relembrar o que era o núcleo central do Alto Maé em 1945 ou nos anos seguintes.
Bazar Rajá em 1945 com o redondo do prédio a descer para a Rua Albasini à esquerda |
Mesmo redondo visto na mesma posição em 2011/12 estando a frente do quarteirão virada para a Av. Mondlane à direita. |
Nesta foto vê-se a Rua Albasini a atravessar ao fundo, por isso neste quarteirão da esquerda para a direita vemos o antigo Rajá e depois começam outras lojas para leste=nascente |
O antigo Bazar Rajá à esquerda e outras lojas do quarteirão para leste. Ao centro do quarteirão o antigo Cine Variedades (fachada art deco mais alta) |
Nova mudança de direcção na objectiva, com o antigo Cine Variedades ao centro e o antigo Bazar Rajá à esquerda |
Em cima falamos das lojas no quarteirão porque qui entram os conhecimentos dos comentadores mais antigos no FB Alto-Maé que mais ou menos dizem o seguinte. Em frente ao Bazar Rajá havia uma praça de táxis. Depois do Rajá havia a Cervejaria Leão d'Ouro, depois a pastelaria Aziz (não tenho a certeza, sede na Baixa aqui) e depois uma oficina de automóveis que se eu bem me lembro era sob o Variedades, isto é a meio do quarteirão. Depois (ou antes?) da oficina (que tinha outra entrada pela Rua Albasini) a pequena leitaria da Cooperativa (que me lembro vendia Masse, que era uma espécie de leite grosso em garrafa castanha que estranhamente para mim só os africanos consumiam) e depois a Farmácia Ramos. Na foto de cima a Farmácia devia ficar mais ou menos na direcção das traseiras da carrinha ou da senhora com a saia vermelha/blusa azul mas agora parece não haver aí farmácia (ver sobre isso comentário em baixo).
Farmácia Ramos em 1945 de que no FB se dizem muitos pormenores |
Depois da farmácia ficava uma barbearia do bairro
Salão Ideal |
Na imagem que coloco a seguir estamos já a ver a metade do quarteirão para leste do Variedades em que depois da garagem, tinhamos a leitaria, a farmácia e depois a barbearia. Depois desta barbearia ficava uma loja antiga de cidadão de origem indiana que vendia tudo e aqui sou eu que me lembro chamava-se Bazar Oriental se não me engano. A porta desta loja ficava na direcção do chapéu de sol colorido. Finalmente no redondo oposto ao Bazar Rajá ficava outra loja de que parece ninguém se lembra do género (relojoaria?) e onde agora está Cell Net. Já vimos que depois, mas uns anos mais tarde no prédio mais alto para a direita apareceu o Banco Nacional Ultramarino. Com mais ou menos precisão ou falta dela era assim o coração comercial do Alto Maé nos "bons velhos tempos".
Redondo da Av. Mondlane com da Zâmbia antiga Alves Correia. Vista para noroeste |
Voltando em baixo a ver a esquina deste quarteirão com a Rua Albasini, os membros do grupo no FB também se lembram que no prédio azul agora com o reclame BIC no alto, no seu lado da Av do Trabalho havia uma loja grande chamada Novo Mundo e na esquina havia um talho.
Fim da Av. Mondlane e início da Av. do Trabalho no Alto Maé. Bazar Rajá à direita no cruzamento com rua Albasini. Prédio azul claro do Novo Mundo na esquina da Av. do Trabalho com a Rua Albasini. |
Do prédio castanho ao centro da foto de cima - e de que no FB se fala muito também - já registei o essencial no HoM aqui. Agora está aí a Farmácia Popular que deve ser a herdeira da Ramos que vimos em cima mas não sei quando essa eventual mudança de local terá sido (antes de 1975?).
Felizmente, dada a idade média das pessoas em questão, as lembranças dos membros no FB da zona vão a grande pormenor, por isso quem estiver interessado consulte directamente Facebook Alto-Maé e poderá passar dias no exercício.
Finalmente o nome da loja em frente ao Novo Mundo do lado sul da Av do Trabalho e que aparecia nesta mensagem em destaque na FOTO 3 era "Lousãs e Carvalho".
Comentários