Esta mensagem resulta do desdobramento de mensagem anteriores sobre a Escola Técnica Elementar Governador Joaquim Araújo (actual Escola Secundária Estrela Vermelha), em Lourenço Marques.
Nesta mensagem falaremos de duas galerias principais cobertas que que estruturam a escola ligando os seus diferentes pavilhões e áreas de serviço ou de lazer. Como diz o arq. André Ferreira na sua tese, os projectos do arquitecto Fernando Mesquita das Obras Públicas de Moçambique no final dos anos 50 do século XX (20) assentavam em duas largas galerias cobertas de direcção norte-sul às quais se agrupavam na perpendicular os pavilhões de aulas e serviços criando-se entre eles um variado conjunto de espaços exteriores. Entre as galerias principais e os pavilhões perpendiculares a elas havia galerias de acesso, mais estreitas.
Sob a Galeria principal central (Gal 1)
Galeria principal ao centro da escola ligeiramente a subir para a entrada principal localizada a sul do recinto |
Ao fundo da galeria de cima fica do lado esquerdo a secretaria e do lado direito a entrada. Os pavilhões (perpediculares à galeria) que se vêm em primeiro plano são, do lado esquerdo a cantina e depois, descendo as escadas, as salas de moral e reuniões. Do lado direito são os pavilhões de trabalhos manuais. Para lá chegar havia galerias de acesso mas não eram como estas assentes em colunas pois as coberturas saíam das paredes dos pavilhões.
Vendo à distância a ponta norte da
Galeria principal central (Gal 1)
Galeria principal central (Gal 1)
Sob a Galeria principal central (Gal 1) |
Gal 1 ao centro da escola Vista para o norte: a descer da entrada e secretaria para a zona desportiva que fica ao fundo à direita |
Deste tema, a primeira parte estava aqui, a segunda aqui e a última parte com as conclusões está aqui.
Ver também no blog terra mágica mensagem sobre a escola.
Ver também no blog terra mágica mensagem sobre a escola.
Comentários