Mais armazéns comerciais e indústriais de Lourenço Marques, actual Maputo

Mais armazéns em zonas de actividades antigas de Maputo. 
à direita a Fábrica Siestana Avenida de Angola
Esta fábrica de móveis e colchões, artigos domésticos comuns em que produzir localmente traz grandes vantagens competivas, era muito conhecida também devido ao enorme reclame luminoso na Baixa da cidade de Lourenço Marques. 
Durma no Siesta com "lettering" do final dos anos 50
O arquitecto Rui Pimentel autor dos projetos destas casas e do "franjinhas" em Lourenço Marques dirigiu a fábrica de móveis Siesta até 1974. 
Nas proximidades da Siesta (suponho eu) fica a fábrica da Facobol que deve ser dos anos 50 e tem um estilo mais tradicional



Actual e nos anos 60
Fábrica Colonial -> Continental de Borracha
Segue-se um edifício no estilo moderno tropical dos anos 60 com grandes caixas de ombreiras mas que dado o excelente estado de conservação não sei se foi construído pré-independência ou se é revivalismo.
Esta é também a firma do armazém no Bairro do Jardim
Aqui é o estabelecimento da 
Av. Acordos de Lusaka perto do aeroporto
Finalmente armazéns no estilo moderno tropical na zona de actividades da Baixa, antigo Mahé, agora Alto-Maé B:
Rua Paulino dos Santos Gil
Foto Philipp Schauer
Outros armazéns no estilo moderno tropical que seriam como os de cima dos anos 50/60 e na mesma zona junto ao recinto do porto podem-se ver aqui.


Comentários

Cmendes disse…
Proprietarios da fabrica siesta em lourenco marques eram adalberto correia mendes e joaquim macedo.o arquitecto pimentel trabalhava para a fabrica no desenho de moveis