Continuam a aparecer imagens antigas da cidade e a praia era dos locais mais populares. Nesta fase do HoM as novidades são já relativas mas consolida-se os conhecimentos anteriores e como a zona é agradável ...
Tinhamos visto aqui e aqui o balneário infantil e que aparece na FOTO 1 mostrando a sua parte norte e a fachada principal virada para nascente = leste muito de lado.
FOTO 1
Para norte do Pavilhão de Chá havia um passeio marítimo com muralha. Difícil avaliar a distância até ao balneário mas talvez fosse uns 400 metros |
Vermelho: aponta para onde foi tirada a FOTO 1 Azul: Como foi tirada a FOTO 1, a olhar para sul Castanho: a muralha em obras cerca de 1950 |
Como se pode ver pela coincidência das palmeiras com a base (caiada?) de branco, a FOTO 1 foi tirada do local apontado a vermelho que era uma das partes salientes da muralha.
Na FOTO 1 havia uma coluna à direita que seria duma estrutura que não se via na FOTO 2. Por isso FOTO 1 é posterior à FOTO 2 e de facto nesta via-se que a muralha construida (que foi progredindo de sul para norte) parava por aí e o resto, para a direita, estava ou incompleto ou em obras. Concluí agora (ver explicação na mensagem anterior) que a FOTO 2 deve ser já dos anos 50 e por isso a FOTO 1 é posterior (talvez de meados dos anos 50). Quer dizer a construção da marginal com duas faixas para automóvel que veio substituir a inicial que se via à beira mar nestas duas fotos foi nos anos 50, o que me permitiu precisar melhor as mensagens anteriores onde tinha detalhado essas obras.
Agora duas fotos muito mais antigas do passeio marítimo como já tinhamos visto que ele era em 1929.
FOTO 3
Na FOTO 4 o pavilhão de chá está à direita mas escondido pela palmeira. Vê-se o Clube Naval construído em 1919 por isso ela é posterior a essa data. A FOTO 4 é a única destas em que o Clube Naval não tem a extensão mais moderna feita do lado do mar.
Saltando agora talvez uns 20 anos para o futuro mas ainda na mesma zona.
Saltando agora talvez uns 20 anos para o futuro mas ainda na mesma zona.
ligando daqui para a Rua da Nevala. As palmeiras tinham crescido em relação às FOTOS 3 e 4.
FOTO 7
Ainda não havia a estrada marginal actual. |
Mas nesta altura as praias mais para norte já deviam ser mais atractivas porque havia acesso por carro a partir da plataforma do Caracol, os tubarões deviam tinham fugido e por isso o Recinto de Banhos do Pavilhão de Chá como praia devia estar um tanto em desuso.
Comentários