Três vivendas art deco ou modernistas do IST em Maputo.

O Instituto Superior Técnico tem um registo de edifícios de interesse arquitectónico em Maputo, antiga Lourenço Marques. Aqui estão três vivendas art deco ou modernistas dos anos 40 ou 50 do século XX (20) todas no bairro da Polana/Carreira de Tiro.
Infelizmente o IST é muito económico com os pixels mas compreende-se pois precisam de poupar para manterem o equilíbrio orçamental (HoM: é um absurdo, mas propositado). É a história do copo meio cheio (dá-te por contente por terem feito as fotos, pá) ou meio vazio (mas gastam tanto dinheiro do contribuinte e depois nem se consegue ver o resultado em condições?).
Ficam assim as fotos possíveis e acho que nenhuma é repetida no HoM. Isto só mostra que o alfobre da cidade para estas pérolas é virtualmente inesgotável, o que também quer dizer que no fim de contas houve muito colono que bebeu demasiada água do (Rio) Umbeluzi (a maneira que os portugueses tinham de dizer que amavam a cidade) e como consequência em vez de transferir o seu dinheiro para local seguro resolveu enterrá-lo em África. Mau para uns, bom para outros.
Antiga Av. General Pereira d'Eça
Cruzamento antiga Av. General Pereira d'Eça
com antiga Gomes Freire, actual Kankhomba
As duas vivendas de cima são da zona do Hospital a que me referi nesta mensagem. A de baixo fica num raio de talvez 1 kilómetro.
Av. Tivane, antiga Couceiro da Costa

Comentários