Stiloguedes - (71) - Menino da Silva e "prédios com paredes torcidas e a virar"

Esta mensagem vem explicar melhor o que PG disse e foi publicado no seu site oficial. Este assunto vem na sequência desta mensagem que deve ver para o conseguir entender.

Esboço de Pancho Guedes (PG) para um projecto não nomeado
Pancho Guedes dixit (http://www.guedes.info/contfram.htm)
Opposite the Public Works Department in downtown Lourenço Marques I attempted to build my first soft building. In it I set out to fuse the experience gathered in Prometheus with my understanding of Gaudi's Casa Mila and Casa Battlo. It is a transitional work somewhere between Stiloguedes and Buildings with walls twisting and turning. The building was to consist of two bodies forming courtyards between them. It was turned down by the Municipal Engineers with hoots of laughter.


"Frente ao Departamento de Obras Públicas, no centro de Lourenço Marques, tentei construir o meu primeiro edifício com curvas. Nele decidi fundir a experiência adquirida no Prometheus (HoM: PG de 1951 a 1953) com o meu entendimento das Casas Milà (HoM: de gaveto) e Battló (HoM: fachada em recta como este projecto de PG parecia ser) de Gaudi. É um trabalho de transição entre Stiloguedes (HoM: o genérico, misto) e o "Prédios com paredes torcidas e a virar" (parece que nenhuma das ideias passou do desenho). O edifício iria ser composto por dois corpos que formariam pátios entre eles. Foi rejeitado pelos Engenheiros Municipais com grandes gargalhadas"

No esboço em cima não consigo compreender bem os dois corpos que PG menciona mas passando-se a cena cerca de 1953 imagino muito bem a pouca receptividade do Departamento de Obras Públicas a aceitar prédios à Gaudi, numa Lourenço Marques que nos 20 anos anteriores tinha sido construída com base na arquitectura modernista quer dizer com poucos artifícios ou pelo menos com artifícios geométricos e não assimétricos como os que PG propunha. 
Acho também que PG não deve ter ficado surpreendido porque, penso eu do que vejo na sua personalidade, tratava-se de provocações para observar a reacção dos arquitectos da geração anterior à sua e que estavam em posições de poder enquanto ele começava a carreira cheio de novas ideias. Também acho que PG foi falar com as Obras Públicas sem ter ainda o acordo do seu cliente - imagino dificilmente o cliente aceitar que o seu dinheiro fosse para gastar em arabescos (e como se vê pelo projecto finalmente executado como explico em baixo). Noto como já disse antes que o Leão que Rique é o projecto de PG que se aproxima mais da ideia "prédios com paredes torcidas e a virar", foi feito para si próprio como investidor e não para alguém que ele tenha conseguido convencer da bondade ou utilidade da sua proposta.

Voltando ao que PG disse, precisamente em frente às Obras Públicas mencionadas por ele, acabou por haver este seu projecto para Menino da Silva (MdS). 


FOTO 1
Um dos dois MdS de PG - presumivelmente o primeiro
Se virmos bem os dois esboços em cima desta mensagem, eles perspectivavam uma inclinação ascendente para a direita que corresponde à da zona onde o MdS de cima foi erigido. Então por PG referir o Prometheus pelo que a data devia ser próxima de 1953 pois a partir daí PG começou a ter muitos mais trabalhos que lhe podiam servir de referência, por ser um prédio frente às Obras Públicas, e por ser num quarteirão inclinado como se via nos esboços, acho que posso concluir que na cena de PG com as Obras Públicas se tratava do projecto para o primeiro MdS que acabou por ser executado como se vê na FOTO 1. 
Na mensagem anterior pusemos também a hipótese de que o segundo MdS fosse este outro projecto de PG na mesma zona (um quarteirão acima) o que é importante para o que vem a seguir.

 FOTO 2
Esquina Marx com Josina
Na lista do Consulado de Portugal de 2010 são atribuidos aos projectos Menino da Silva de Pancho Guedes dois Stiloguedes diferentes: 
1954: Espaços torcidos e revirados; 
1956: Caixotes e prateleiras habitáveis. 
Esta atribuição, mesmo sabendo que é subjectiva, nalguns casos parece-me imprecisa e não lhe daria grande importância se quisesse usá-la para identificar os projectos em dúvida.
Mas o projecto da FOTO 2 se for um dos dois para MdS eu diria que seria no Stiloguedes "Como Lloyd Wright me ajudou ao princípio".
De qualquer maneira em relação ao MdS de 1954 da FOTO 1 que é o que identificamos com segurança, atribuir-lhe o estilo "Espaços torcidos e revirados" acho errado pois esse prédio corresponde ao estilo "Caixotes e prateleiras habitáveis" pois a única variação visível do exterior à PG foi o mural no topo que não é estrutural na construção do edifício. Mas isto é o que um leigo e amador diz.

Comentários