Esta vivenda projectada pelo arquitecto Pancho Guedes (PG) na Av. Tivane, antiga Couceiro da Costa foi incluida nas imagens representativas de Maputo na conceituada revista Monocle em 2012 num artigo de que retirei a primeira foto em baixo.
A vivenda tinha também sido incluida no estudo do Instituto Superior Técnico de Lisboa - Portugal sobre a arquitectura modernista em Maputo. Foi esse estudo que deu a morada na Av. Tivane e as coordenadas que me permitiu localizá-la exactamente. No entanto nas listas não consigo saber o nome (do proprietário ou pelo que era conhecida) nem do ano de construção.
Foto do Instituto Superior Técnico que parece tentar poupar nos pixels |
Imagem da mesma vivenda retirada de filme |
Quem tem feito todos os trabalhos de casa do HoM com muita atenção está dispensado de seguir as ligações da legenda da foto em baixo.
Castanho: Av. Tivane frente ao Parque dos Continuadores, antigo José Cabral Vermelho: vivenda da pala agora demolida Amarelo: Gonzaga Roxo: Matos Ribeiro, e na esquina entre essas duas e com telhados verde a "boca de pássaro" Azul: Três Girafas Rosa: Prometheus Verde: casas Gémeas Juiz Câmara (ainda não faladas) Preto: Sorgentini |
E com tristeza digo que apesar da celebridade mundial do arquitecto Pancho Guedes, do pedigree do projecto acima apontado, do proclamado interesse da cidade em preservar o património e dos milhões de metros de terreno livre em Moçambique para se construirem prédios novos à vontade, eis que a vivenda foi demolida para um projecto imobiliário em altura. Por este exemplo, se este quarteirão de Maputo era o "de" Pancho Guedes por excelência, receio que isso se vá tornar só uma recordação dentro de pouco tempo.
Uma foto do FB de Debora Dias Leite mostra a demolição:
A pala que aqui se via do lado direito do jardim da frente foi conservada |
.Terreno após a demolição da vivenda para dar lugar a uma coisa. Três Girafas do lado norte, ainda. |
A tal coisa crescendo. Rua Tivane olhando-se para o sul. |
A tal coisa como vai ficar ou ficou. Prédio do Sheik ao fundo onde PG interveio também. |
Comentários