Vivenda na antiga Rua General Pereira d'Eça na Polana

Esta vivenda fica na antiga Rua General Pereira d'Eça no Bairro da Polana (Carreira de Tiro) de Maputo, antiga Lourenço Marques. Segundo me parece é a vivenda a seguir à da esquina dessa rua com a actual Avenida Tung, antiga Massano de Amorim para o lado do Hospital e fica do lado leste da rua (o da baía).
Como já disse esta zona tem muitas vivendas espectaculares dos anos 40 ou 50 porque bastantes senhores colonos Portugueses beberam água do Umbelúzi demais nessa época. Isso, ou outras coisas que não sei, deve-lhes ter afectado o raciocínio e assim resolveram enterrar o dinheiro que tinham ganho no seu trabalho ou actividades para fazer estas construções. Podiam ter decido transferir esse dinheiro (o pouco que desse) para a na altura chamada Metrópole mas acharam que aqui era a terra para o seu futuro. 
Afinal, podemos agora ver que foram pouquíssimo clarividentes o que por seu lado foi óptimo para uns raríssimos senhores Moçambicanos que dessa maneira puderam receber estas vivendas como se fossem umas excepcionais prendas de Natal. Os senhores colonos é que ficaram a perder, mas na vida é preciso sorte para tudo, não é?
Estas são fotos de um anúncio de mobiliária para gente rica.

Fachada principal virada para poente
e fachada do lado sul

Fachada principal
Pormenor da fachada principal do lado direito
e entrada para as traseiras
Vista das traseiras com a entrada do lado norte.
Via-se este arco do lado direito da primeira foto.
Até tem um poço em ruína.
Interior em parquet e
um compartimento com painéis de madeir
E tudo parecia muito bem do ponto de vista de preservação arquitectónica, até que aparece esta imagem que tinha sido escondida nas de cima
A vivenda de origem já tinha
um corpo saliente recuado do lado esquerdo
mas suponho era no máximo de dois pisos.
Com o piso extra sinceramente parece que
 fizeram um pombal grande nas traseiras.

Comentários