A última mensagem com material do lusotropicalizando a que tinha atribuído número tinha sido a 8. Depois nesta e nesta mensagem usei em parte mais material por isso agora salto para o número 11, tudo na cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques.
FOTO 1
Foto do lusotropicalizando
Casas em banda do lado poente = oeste
da Av. Sung, antiga General Rosado.
Casas mais antigas ao seu lado direito = norte
A foto de cima é de cerca de 2013. Veremos agora as mesmas casas numa foto do Bairro dos Cronistas de Carlos Alberto Vieira publicada no seu álbum "Recordações de Lourenço Marques". Esta foto deve ser do fim dos anos 60 do século XX (20) e a zona estava mais ou menos no estado actual em termos urbanísticos.
FOTO 2
Do que foi o terreno antes de ser Bairro dos Cronistas falámos aqui, embora estas casas estivessem já fora do campo de golfe que era para "baixo" (para a esquerda na FOTO 2) da actual Av. Sung.
O Bairro tem esse nome porque às suas ruas foram dados os nomes dos escritores da história medieval/renascentista portuguesa (ou vice versa). As crónicas, neste contexto, são narrativas históricas que expõem os factos seguindo uma ordem cronológica ("chronos" em grego significa "tempo"). As crónicas (destes cronistas) eram relatórios, documentos e cartas que descreviam pelo menos em parte os episódios ou viagens que eles vivenciaram ou presenciaram (como nada disto vinha nos livros dos Cinco da Enid Blyton procurei na internet).
Comentários