Há uma foto bastante conhecida de Carlos Alberto Vieira publicada no álbum Recordações de Lourenço Marques que nos mostra o campo de golfe da Polana nos anos 50 ou seja como era a zona da Sommerschield antes do Bairro dos Cronistas ter sido desenvolvido.
FOTO 1a
Zonas da Polana - Carreira de Tiro - Sommerschield.
À esquerda o campo de golfe com dois pavilhões que
suponho fossem as instalações do clube
|
Ainda a foto de cima mas mais completa e com marcas:
FOTO 1b
Vista da cidade para nascente = leste Verde: Limites do Clube de Golfe/Bairro dos Cronistas que se expandia daí para norte (para a esquerda da foto) Rosa: Av. Massano de Amorim, actual Mao Azul: Av. General Rosado, actual Sung Laranja: Rua da Nevala, actual Nkrumah Vermelho: eixo da Av. António Enes, actual Nyerere Roxo: actual Rua de Tchamba Castanho: Estas vivendas do lado sul da Av. Massano de Amorim Seta preta: Supunho que fosse esta vivenda na antiga Rua General Pereira d'Eça |
Ao fundo da foto vê-se a baía, do lado direito vê-se um canto arborizado do parque José Cabral/Continuadores. O Hotel Polana, donde viriam alguns dos hóspedes jogar golfe para o campo, ficaria um pouco mais para a direita da foto. Noto que foi no canto Azul/Laranja do lado do campo de golfe que se construiu mais tarde a Igreja Lutererana da Nevala e foi um pouco mais para norte (para a esquerda na foto) que se construiram estas casas em banda, dentro de terreno que foi do campo de golfe de Lourenço Marques, actual Maputo, de 1914 até 1956.
Agora mais uma foto que deve ser dos anos 20 ou 30 do clube de golfe da Polana retirada do site https://delagoabayworld.wordpress.com.
FOTO 2
As fotos antigas, apesar das alterações já trazidas pelo campo de golfe com limpeza no seu percurso, dão ideia de como como era originalmente esta zona que tinha mato e algumas árvores espalhadas. Para se ter depois tornado o local de igreja da Polana, de novas escolas, de inúmeras vivendas de classe alta (muitas agora convertidas a embaixadas estrangeiras em Moçambique), foi necessário grande esforço público e privado.
Pode-se ver nas FOTOS 3 e 4 feitas com drone em 2014 como é a zona actualmente, e é substancialmente o que era em 1974 antes da independência de Moçambique.
Pode-se ver nas FOTOS 3 e 4 feitas com drone em 2014 como é a zona actualmente, e é substancialmente o que era em 1974 antes da independência de Moçambique.
FOTO 3
FOTO 4 |
Vista para norte da parte mais para leste = nascente do antigo campo de golfe Laranja: antiga Rua da Nevala, actual Nkrumah Setas verdes: para norte tudo fazia parte do campo de golfe |
Voltando ao antigamente, à direita da FOTO 5 que deve ser dos anos 40 pode ver-se como era o campo de golfe junto à actual Av. Nyerere quer dizer uns 100 metros para a direita do que se vê mais à direita na FOTO 4. Na FOTO 5 vê-se que nessa altura a actual Av. Nyerere terminava ao nível da actual Av. Nkrumah (a da marca laranja na FOTO 4), quer dizer parece que o campo de golfe se prolongava, em largura, um pouco para baixo da Av. Nyerere em direcção à barreira da Polana, o que se adivinhava acontecer pelo declive no campo e terreno limítrofe em direcção à baía que se via na FOTO 2.
FOTO 5
Vista para sudoeste
Verde: Greens do campo de golfe, parece-me
Laranja: extremo da actual Av. Nkrumah ainda com mato
Vermelho: actual Av. Nyerere terminando frente às actuais Casas Benites,
resto do quarteirão actualmente aqui.
Rosa: Av. Massano, actual Mao, com uma só faixa aberta
Preto: Hotel Polana
Amarelo: Parque José Cabral/Continuadores
Para dar ideia do espaço ocupado por um campo de golfe completo de 18 buracos, podemos dizer que estes necessitam em média de 500 000 m2. Se fosse em forma de rectângulo como parecer ser neste caso, como entre os seus limites finais leste (Av. Nyerere) e oeste (Av Sung) há 560 metros de largura, então o comprimento de sul (Av. Nkrumah) para norte seria de quase 900 metros. De facto a distância da Av. Nkrumah (sul do campo) até à Av. Kaunda (limite norte do Bairro dos Cronistas) é de quase 800 metros por isso o campo (se fosse de 500 000 m2) devia ocupar todo o espaço entre as quatro avenidas mencionadas, mais um bocadinho acima da Kaunda. Assim concluiu-se que o campo de golfe da cidade dos anos 10 aos 50 cobria o residencial Bairro dos Cronistas (que fica para o fundo da FOTO 3 e por isso não se consegue ver bem), a grande faixa escolar a meio da FOTO 4 e a primeira faixa com as igrejas, embaixada da Holanda, etc próxima da Av. Nkrumah como se vê na FOTO 3 (e mais algum espaço para a direita da FOTO 3 até à direcção da Av. Nyerere pelo menos).
Comentários