Estátuas e baixos relevos dos prédios dos seguros e da rádio: certezas e dúvidas

Esta é uma foto recente de Dr. Philipp Schauer, com a devida vénia, do seu livro "Maputo Architectural and Tourist Guide".

FOTO 1
Duas estátuas no prédio dos seguros Nauticus / Emose na Baixa,
de um africano e um europeu com ferramentas
A FOTO 1 (que fica à espera de ser substituida por outra com mais pixels) é da entrada do prédio que fica na travessa que se mostra na FOTO 2 a vermelho. Penso que esta era a entrada para os escritórios da companhia de seguros, a entrada para o resto do prédio era pela galeria.



FOTO 2
Prédio dos seguros na Baixa construido nos anos 50 na esquina das:
Amarelo: Av. da República, actual 25 de Setembro.
Vermelho: Travessa onde mais ou menos a meio
está a entrada com as estátuas da FOTO 1
A informação disponível é que o modelo da(s) estátua(s) da FOTO 1 foi um jovem da alta sociedade laurentina de origem europeia (por isso seria só para a estátua da direita) e que ele foi (ou tinha sido) também o modelo para a estátua do Rádio (Clube de) Moçambique nos emissores da Matola que aparece nesta FOTO 3.







FOTO 3

Estátua original dos emissores da rádio na Matola *
* segundo informação recente foi desmontada para ir ser recolocada nas novas instalações da Catembe.

FOTO 4 - comparação das FOTOS 1 e 3
Comparação das estátuas:
à esquerda: a da rádio na Matola
à direita: a do europeu dos seguros na Baixa
A meu ver a estátua da Matola parece duma pessoa mais delgada do que a dos seguros que é mais entroncada, mas o modelo pode ter mudado a musculação entre as duas poses (embora me pareça que elas foram feitas no mesmo período, mais ano menos ano) ou o escultor pode ter sido criativo.

Quanto a autores destas estátuas não tenho informação. O que sei do HPIP é que os baixos relevos da sede da rádio são da autoria de António Duarte. A sede da rádio foi construida cerca de 1950, a rádio já tinha emissores na Matola em 1939 mas penso que o edifício e a estátua na Matola da FOTO 3 foram de meados dos anos 50 quer dizer posteriores aos da sede (o prédio dos seguros deve ser dos meados dos anos 50 por isso mais ou menos no mesmo periodo da estátua da rádio na Matola).

 FOTOS 5
Baixos relevo em bronze de António Duarte 
no exterior da sede da rádio de cerca de 1950

Parece-me que o modelo dos bronzes das FOTOS 5 é até mais parecido com o da FOTO 3 (rádio na Matola) do que com o da FOTO 1 (dos seguros, o da direita). Mas não me foi dito que tivesse sido o mesmo modelo para a rádio nos dois locais por isso não posso - só a partir do aspecto - concluir que tivesse havido, afinal, um único modelo para estes três casos. 
Para além do que vimos até aqui, no prédio dos seguros também há baixos relevo com humanos mas não sabemos nem o autor nem quem foram os modelos, se os houve:

FOTO 6
Baixo relevos na esquina do prédio dos seguros
 frente ao Jornal Notícias (os que estão na esquina
que se vê na FOTO 1 são parecidos)
Concluindo,
o que se sabe é que: 
a. António Duarte foi o autor dos baixos relevo da rádio na cidade (FOTO 5) cerca de 1950; 
b. o modelo duma das estátuas dos seguros (FOTO 1) foi o mesmo da estátua da Matola (FOTO 3), embora isso não garanta que o escultor tenha sido o mesmo para os dois trabalhos (por exemplo o escultor do primeiro trabalho pode ter recomendado o modelo ao do segundo, etc). Esses dois trabalhos foram posteriores ao da sede da rádio.
e o que não se sabe é:
c. os autores das estátuas dos seguros (FOTO 1) e da rádio da Matola (FOTO 3) que devem ter sido feitos no mesmo periodo, mais ano menos ano;
d. o autor dos baixo relevos dos seguros (FOTO 6) embora seja de supor que tenha sido o mesmo das estátuas (FOTO 1);
e. quantos modelos houve para as estátuas dos seguros pois uma é dum africano e a outra dum europeu mas o corpo parece o mesmo nas duas, e quem terá sido o modelo africano se efectivamente houve um;  
e. se o modelo da estátua dos seguros (FOTO 1) foi o mesmo para a figuras de homem nos baixos relevos dos seguros (FOTO 6);
f. se o modelo da estátua da rádio da Matola (FOTO 3) de meados dos anos 50 foi o mesmo dos baixo relevos da sede da rádio (FOTO 5) de cerca de 1950.

Esperemos (sentados, para não nos cansamos muito) que o que não se sabe possa ser ainda esclarecido, senão o conhecimento sobre este assunto da pequena história da construção de Lourenço Marques, actual Maputo, ficará bastante incompleto.

Comentários