Outras vistas da Maxaquene para o lado oriental da Baixa no início do século XX (20)

Já aqui mostramos bastantes fotos tiradas da barreira da Maxaquene cerca da actual Av. Lumumba e donde se via o paiol de cerca de 1887, os Paços do Concelho de 1901, a zona da fundição e do Baptista de cerca de 1890 e para o fundo das fotos a chegar ao estuário a feitoria do Allen Wack e o seu pontão. 
Agora apresentarei fotos do mesmo género que ainda não tinham sido usadas no HoM, algumas das quais de boa qualidade mas relembrarei também algumas das já conhecidas.
Todas estas fotos são anteriores a ter-se feito o aterro na zona oriental da Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo. Por isso vê-se nelas água chegando perto dos Paços do Concelho quer dizer era estuário mais ou menos onde agora é a Av. 25 de Setembro em frente ao Teatro Avenida como se explicou nesta mensagem.

 FOTO 1
Os Paços do Concelho, um dos cantos do Paiol à direita,
e do Allen Wack o pontão penetrando no estuário
 e os armazéns com telhado em serra.
Noto que quando se fez o aterro do lado esquerdo do estuário da foto de cima a terra avançou para lá da ponta do pontão do Allen Wack. A ponta do pontão ficava onde agora é o limite de terra da doca dos pescadores, perto da entrada dela para a doca seca.

 FOTO 2
Não se vê o paiol que estaria para a direita = poente da objectiva.
O resto semelhante à FOTO 1.incluindo
duas casas do lado oeste dos Paços do Concelho
FOTO 3
Tinhamos visto esta foto a preto e branco
Semelhante à FOTO 1 mas com o Paiol completo e por ter sido

tirada mais recuada vê-se as "dunas de areia" da Maxaquene
À direita das FOTOS 2 (principalmente) e 3 viam-se torreões do Capitania Building que foi construído entre cerca de 1906 e 1909 o que confirma que todas as fotos onde aparecem os Paços do Concelho são posteriores a 1901.


FOTO 4
O paiol bastante escondido à direita.
Nesse direcção mais para o fundo viam-se 

vários barracões ou armazéns que se construíram no porto..
 FOTO 5
A vista mais distante e de mais alto na encosta da Maxaquene
que era muito mais acidentada do que é agora.  

Paços do Concelho à esquerda e paiol mais à direita
Na FOTO 5 vê-se ao nível dos Paços do Concelho a estrada que ia para leste (para a esquerda da foto) encostada ao longo da barreira porque para lá dessa estrada ficava a praia e depois o estuário até se fazer o aterro dessa zona nos anos 20.
Relembro agora algumas das fotos similares às de cima já apresentadas no HoM.

FOTO 6
Foto dos irmãos Lazarus. 
A FOTO 6 é a única onde não existiam os Paços do Concelho sendo por isso anterior a 1901 mas posterior a 1898 que foi quando os Lazarus chegaram a Moçambique. Vê-se à direita, onde tinha sido pântano, complexo das Obras Públicas de cerca de 1890. 

FOTO 7
Foto mais ou menos à mesma distância do que a FOTO 6
mas tirada um pouco mais para leste = nascente.



Com estas imagens ficamos com um boa ideia do desenvolvimento da zona oriental = nascenre = leste da Baixa digamos entre 1900 e 1910. 
NB: Parece-me que os navios pelo menos nalgumas destas FOTOS eram imagens coladas posteriormente. Por exemplo o da FOTO 1 parece demasiadamente grande e transparente.

Comentários