Pancho Guedes - Lojas no lugar dos pilotis - Prometheus em Maputo

O arquitecto Pancho Guedes (PG) adoptou pilotis (colunas, ver em baixo) em vários edifícios. Óbviamente eles continuam lá mas o seu efeito estético fazendo os edifícios parecerem flutuantes perdeu-se ao ocupar-se o piso inferior com construções. É isso que acontece com três famosos projectos de PG em Maputo, antiga Lourenço Marques. 
Vamos aqui ver o primeiro, o edifício Prometheus na Polana, com foco nos pilotis.


Fotos do estado inicial com garagens entre os piloti
As fotos de cima são do período inicial e até aí o piso inferior era só usado como garagem. Mas já antes da independência de Moçambique tinha aí aparecido uma loja (para um banco) a que PG tinha reagido com relativo despreendimento. De facto o arquitecto não tem poder para controlar o uso da sua obra, a menos que faça um contracto muito especial o que talvez nos anos 50 quando o edifício Prometheus foi feito nem fosse comum.
Temos a seguir fotos pós independência em que a utilização do piso inferior se generalizou. A primeira é de Will Kohlen nos anos 80.
A primeira ocupação foi na esquerda mas já havia outras. 
Ainda havia uma garagem livre
Foto de Lebreiro Henriques de 2013. O banco da primeira ocupação 
continuava à esquerda (do lado nascente do edifício). Sheik para o fundo.
Tudo ocupado salvo os caminhos para o que suponho 
serem as duas entradas do prédio.
Nestas imagens mais recentes também se nota que o piso superior do edifício que devia ser inicialmente de quartos para criados teve um aumento da cobertura pelo que deduzo estará a ser usado para apartamentos normais.
Fachada principal como nas outras fotos
Outra vista do piso inferior, ocupado com comércios
Ver outro artigo no HoM aqui.

Wikipedia (brasileiro): O pilotis é um sistema construtivo em que uma edificação é sustentada através de uma grelha de pilares (ou colunas) em seu pavimento térreo. A palavra pilotis, de origem francesa e eventualmente aportuguesada como piloti, pode se referir tanto ao pilar em si, quanto ao sistema como um todo. Também costuma ser usada para nomear o pavimento em que se encontra. Em francês, pilotis significa palafita, mas em português o termo foi adotado apenas para as estruturas arquitetónicas modernas, distinguindo-as das tradicionais palafitas de madeira de habitações lacustres O uso do pilotis tornou-se uma das características fundamentais da arquitetura moderna do século XX, notadamente do international style. É parte dos 5 pontos da nova arquitetura propostos por Le Corbusier. Oscar Niemeyer tambem recorreu ao uso de pilotis, por exemplo, no Palácio da Alvorada, em Brasília e na Casa das Canoas de Niemeyer.

Comentários