Vivendas da Sommerschield no IST EWV - antiga Lourenço Marques, actual Maputo

Conforme já referi o Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa e os seus arquitectos fizeram um trabalho sobre construções na cidade de Maputo que eu desconhecia até há pouco. O critério de selecção do IST é mais ou menos a do HoM, mas vendo o trabalho  deles refoquei alguns aspectos do meu e com alguma nova informação tenho-o completado.
Sobre o antigo Bairro dos Cronistas na Sommerschield acabámos de apresentar esta vivenda e já dissemos que o local foi o campo de golfe até aos anos 50. Já mostrámos várias vivendas no interior do bairro incluindo por exemplo as Casas em banda na Joâo de Barros de Pancho Guedes e há muitas outras imagens disponíveis na net.
O critério do IST para selecionar projectos no bairro suponho que tenha sido o de representarem o resto mas saindo um pouco da norma e seguindo-o o HoM pode usar as as informações do IST e cobrir o bairro genéricamente sem entrar em grande detalhe.
Para dois projectos o IST dá as coordenadas (e porque não para os outros?), mas o seu grande problema são as fotos paupérrimas em pixels (resolução) o que me parece um desperdício dos recursos consumidos.
Aqui o "valor acrescentado" do HoM será de mostrar as panorâmicas do bairro antiga e recente e localizar dois dos projectos (casas não individuais). Os outros três serão pela zona. 
Projecto 1. Casas em banda na Rua Garcia de Resende
Projecto 2. Rua Castanheda, actual Simbine?
Não sei se casas geminadas assimétricas ou se individuais.
Em partes mais nobres do bairro predominavam as individuais,
que eram maiores e de arquitectura mais diferenciada.
Casas geminadas
Quinto projecto seleccionado pelo IST
Mais geminadas dentro do padrão dominante
com utilização de grelhas para protecção solar
Estes cinco projectos são anteriores à independência de Moçambique mas como nem todos os lotes estavam construídos alguma construção terá ocorrido depois da independência quando a meados dos anos 80 as condições melhoraram. O bairro continua a ser muito prezado pela nova elite nacional e por estrangeiros, embaixadas, diplomatas, empresas, NGOs com bolsos cheios, etc. 

Nesta foto do Bairro dos Cronistas e da Sommerschield dos anos 60 indiquei as vias principais e a localização dos projectos 1 e 2, aproximadamente.



Vista para sudoeste 

com a baixa da cidade ao fundo antes do estuário
1 e 2 com os círculos - localização das duas primeiras vivendas.
Avenidas principais que rodeiam o bairro:
Roxo: Av. António Emes, actual Nyerere
Vermelho: Av Nossa Senhora de Fátima, actual Kaunda
Azul: Av. General Rosado, actual Sung
Castanho, laranja e rosa: ruas interiores
Verde: Prédio Buccellato

Google Earth actual com o norte para cima
Bairro dos Cronistas rodeado pelas mesmas avenidas
e aplicando-se as mesma indicações de cima

Comentários