Esta foto encontrei-a num blog dum cidadão sueco residente em Maputo mas depois perdi o rasto do autor. Ele explicava que tinha participado num dos tours a pé (facebook) propostos por Jane Flood e a partir daí se tinha interessado pela arquitectura da cidade e nas suas deambulações começado a fazer fotos de edifícios antigos. Fica o agradecimento ao autor pelo bom gosto e sentido de oportunidade e é pena que não tenha continuado ou publicado mais.
Esta casa deve ser dos anos 40 ou início dos 50 e nela parece tudo de origem (salvo as grades), o que faz uma enorme diferença. Como já vimos, fácilmente um belo edifício pode descambar em espelunca, por isso este proprietário/inquilinos merecem parabéns pela preservação e conservação do património herdado.
Casa branca e cinza |
Resumindo espectacular art deco/streamline moderne com parede redonda, placas e decorações salientes horizontais em diversos planos, flat roof (cobertura plana) com balaústre em tubo, decoração nos pilares da entrada.
Nos tempos coloniais a entrada em degraus devia ter sido bem polida com cera vermelha mas tais preciosismos só eram possíveis porque os chamados "mainatos" eram mal pagos, acho eu.
Comentários