Emissores do Rádio Clube na Matola - primeiro edifício e equipamento técnico

Vimos aqui o edifício dos emissores do Rádio Clube de Moçambique na Matola que terá sido construido nos anos 50. No entanto havia nesse terreno instalações pelo menos desde 1939 pela informação do Documentário Trimestral de 1939 (senhores historiadores têm aí muito que pesquisar para justificar as bolsas que ganham ...) que dá conta da instalação de um emissor de ondas curtas ou de altas frequências (potência de saida de 12 kW para ondas de 15 m e de 18 kW para ondas de 60 m). 
Este era o maior emissor de ondas curtas de África a baixo do equador e dado se reflectirem na ionosfera podiam alcançar muito longas distâncias e ser escutadas na chamada Metrópole. O fabricante era alemão e tinha definido as normas para as instalações.
Dá a impressão que foram estes os primeiros emissores do Rádio Clube na Matola e como os estúdios eram na cidade (na altura ainda na Rua Araújo, actual Bagamoyo, só cerca de 1951 passaram para a zona centralforam instalados cabos de transmissão para ligação da Baixa de Lourenço Marques à Matola numa extensão de 12 km. Estes edifícios e equipamentos foram pagos por emissão de obrigações subscritas localmente e por subsídio do governo, quer dizer no fim de contas directa ou indirectamente pelo chamado Zé (ou John Doe).
Edifício dos novos emissores do Rádio Clube na Matola de 1939
A rádio começou a emitir em 1933
Emissores - o (último) andar de amplificação do sinal de rádio
O emissor tinha sete andares e em duplicado. Era refrigerado por circuito de água destilada e ar centrifugado. Funcionava (óbviamente para a época) com válvulas de grande potência. O transformador para o último andar pesava 2 toneladas e era arrefecido a óleo. Devido às altas tensões as instalações estavam protegidas por dispositivos de segurança.

Cabos de transmissão dos emissores
 (ver espessura e tamnho dos isoladores)
para a torre com antenas ao fundo
Quanto a equipamento eléctrico auxiliar:
Gerador (motor a óleos pesados e alternador) para a alimentação do novo emissor
Gerador pequeno e quadro para a alimentação dos emissores
que tinham estado na cidade e foram transferidos para a Matola
Nas fotos seguintes constataremos que nos anos 50 havia ainda o mesmo edifício e pelo menos algum do equipamento
Sala de equipamentos - Sala de energia com os dois geradores
Edifício com os geradores em acção e parque de antenas
Mensagem com informação bastante técnica principalmente para dar ideia de que nada se faz sem esforço, tanto umas emissões de rádio saídas de um edifício de aspecto banal como uma mensagem numa coisa que devia ser um blogue. Penso eu de que.

Comentários