Firmas antigas com reclames (25) - néons na Baixa de Lourenço Marques na actual Av. Samora

Vamos nesta mensagem continuar a ver anúncios publicitários em néon na Baixa da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo principalmente na direcção norte-sul, seguindo o traçado da na altura Av. D. Luis, actual Samora. Começamos com duas vistas para norte à noite com a FOTO 1 tirada do Prédio Santos Gil  e a FOTO 2 tirada dum prédio mais baixo e mais próximo do cruzamento com a Av. Álvares Cabral, actual Manganhela.


FOTO 1
Ao fundo a Câmara Municipal e a Catedral Católica

Podemos ver aqui uma perspectiva parecida do prédio Lusitana/African Life de dia, no cruzamento da Av. D. Luis, actual Samora com a Av. Álvares Cabral, actual Manganhela a passar na transversal.
Na FOTO vê-se o reclame dos Seguros Lusitana mais os da companhia aérea portuguesa TAP e do banco local Montepio num prédio já num quarteirão superior.
Segue-se uma foto noturna da mesma altura da FOTO 1 mas com vista para sudoeste em vez de ser para norte (foi certamente tirada da torre prismática do Rádio Clube).

FOTO 2
Av. D. Luis depois do escuro do jardim botânico 
e cruzando da esquerda (sul) para a direita (norte)
Ao centro esquerda da FOTO 2 vê-se bem o reclame dos Seguros Lusitana colocado na esquina do prédio no cruzamento com a actual Av. Manganhela e mais para a direita da FOTO 2 vê-se o reclame da TAP no topo do prédio no cruzamento com a Av. Fernão de Magalhães. Entre os dois e a partir da esquina dos Seguros Lusitana vê-se as lojas no prédio, depois o café e o teatro Gil Vicente e depois o João Ferreira dos Santos com as suas representações também muito iluminado.
As FOTOS 3 e 4 em baixo foram tiradas no sentido oposto ao da FOTO 1 quer dizer com vista para sul e a partir do prédio TAP e MontepioO primeiro cruzamento à vista nelas é entre as Avs. D. Luis (na vertical das fotos) e Álvares Cabral (na horizontal das fotos, paralela ao cais e estuário). O segundo cruzamento à vista nelas é com a Av. da República, actual 25 de Setembro, mais próxima do cais e estuário. Em primeiro plano à direita vê-se o topo com letras vermelhas do reclame vertical dos Seguros Lusitana.

FOTO 3 (duas versões mais menos saturada)
à esquerda: na esquina sudeste do primeiro cruzamento vê-se o prédio S. Jorge.
â direita do segundo cruzamento:
vê-se a Casa Coimbra (aqui e aqui)
com arestas sublinhadas a néons lineares
FOTO 4
Vista diurna semelhante à da FOTO 3.
São ambas posteriores a 1960 pelo prédio da Estatística
visível ao centro direita para o fundo
Na FOTO 4 vê-se a Avenida D. Luis, actual Samora, na "vertical" en direcção ao porto. No seu segundo cruzamento está o Prédio Santos Gil (PSG) na esquina com a Av. da República na "horizontal" e no seu topo vê-se néons dos cigarros FN e da Coca Cola. Na ponta esquerda do PSG nota-se no reclame que se viu na FOTO 3 - da FOTO COIMBRA - efectivamente com as cores da KODAK (vermelho e amarelo) em baixo à direita.

Comentários