Tal como esta mostrada recentemente, mais uma amostra de fantástica foto dos anos 50 da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo, encontrada à venda no espectacular site delcampe na sua secção de venda de postais. Vamos combinar essa amostra que será a FOTO 1 com a FOTO 2 já conhecida e que acho foi tirada na mesma sessão aero-fotográfica. As duas variam de ângulo de cerca de 90 graus mas as áreas focadas coincidem em boa parte. Como a FOTO 1 é mais completa nem todos os elementos que destaco nela aparecem na FOTO 2 - clique nas fotos para aumentar.
FOTO 1
|
FOTO 2
Mesma legenda da FOTO 1 em cima |
Temas desenvolvidos a partir das setas nos postais (excepto verde clara)
Tema A. O passado do Instituto Goano que ficava na Av. Andrade Corvo, actual Min do lado sul é contado nesta mensagem e a do edifício seu substituto nesta. Essas duas mensagens foram agora refeitas utilizando nova informação.
Tema B. Na zona próxima do monumento a Louis Trichardt (ver nesta mensagem as duas FOTOS 4) viveu o inventor e indústrial conhecido por Napoleão da Matola que fez fortuna em Lourenço Marques, actual Maputo, e que aí faleceu em 1922. A sua casa era a número 80 da Av. 5 de Outubro por isso nessa zona mas para já não é possivel (e talvez nunca o seja) identificá-la nas fotos do passado. Aguardemos desenvolvimentos.
Tema C. A Av. Fernão de Magalhâes do seu cruzamento com a Av. Marx para poente = oeste é principalmente comercial (ver aqui nas FOTOS 5 e 6 e aqui nas FOTOS 1 e 2).
FOTO 3
À esquerda: Lojas antigas de um piso na Av. Fernão de Magalhães
do lado norte que se viam na FOTO 1, com a seta carmesim.
À direita: Ala poente = oeste do prédio de 2 pisos
que faz esquina com a Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga.
Este prédio estava tapado na FOTO 1 pelo Prédio Negrão que fica no quarteirão imediatamente para sul dele.
Agora a foto do conjunto do quarteirão com as lojas de 2 e de 1 pisos referidas na FOTO 3. Um comentário dum leitor dá dados sobre algumas delas.
|
FOTO 4
A FOTO 4 está desactualizada pois recentemente foi construído um prédio no terreno para lá das lojas de 1 piso e de que se vê a empena acinzentada para o fundo (à esquerda) da FOTO 4. Esta zona da Av. Fernão de Magalhães de que se vê na FOTO 4 o lado norte, foi também coberta nesta mensagem principalmente do lado sul.
Mais pormenor da esquina e da primeira loja já totalmente na Av. Fernão de Magalhães
Mais pormenor da esquina e da primeira loja já totalmente na Av. Fernão de Magalhães
FOTO 5
FOTO 6
Tema D. Na FOTO 1 vê-se o prédio moderno da Associação Chinesa de 3 a 4 pisos construído virado para a Av. Fernão de Magalhães. Mas também se vê que por trás dele está outro edifício que é o pagode. A mensagem original foi corrigida pois tinha suposto que o pagode tinha sido demolido e há outra informação que valida que não tenha sido..
Comentários
A titulo de curiosidade, dou a seguir os nomes dos establecimentos instalados nos edificios do foto 4:
a) no edificio de 2 plantas era um bar/restaurante cujo dono se chamava Alcides, nome pelo que o bar era conhecido;
b) na loja de 1 planta que segue o edificio de 2 plantas, estabam instalados os escritorios das firmas "Sociedade Orizicola de Gaza, Ltda" e "Manuel Martins de Azevedo", e
c) na seguinte loja, a que tem as grades nas portas, era o armazem e escritorio da firma "Luis Mendes Oliveira Fernandes", mais conhecido pelo "Sangalhos".
Um abraço
Obrigado pela informação. Por se falar nisso lembrei-me que havia fotos desse prédio com uma loja de latoeiro que juntei agora. Lembra-se se o mostruário era do "seu tempo" ou se é recente?
Cumprimentos.
Afirmativo. No ano 1962 já existía.
Um abraço
Um abraço
Não tenho mais fotos da zona para além das que apareceram nesta mensagem
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2016/05/quarteirao-da-av-fernao-de-magalhaes.html
que deve ter visto e comentado
e nesta mais do lado poente do quarteirão
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2016/05/quarteirao-da-av-fernao-de-magalhaes.html.
Se não viu ainda pode ver a mensagem sobre "lojas baratas" e "prédios menino da silva" acima da esquina.
Cummprimentos