Fábrica de óleos de Paulino dos Santos Gil em Lourenço Marques

Paulino dos Santos Gil (PSG) era um conhecido empreendedor em Moçambique nos tempos de governação portuguesa por exemplo com actividade na construção civil, concessâo dos serviços de limpeza urbana, propriedade de companhia de navegação e diversos outros investimentos. Aqui veremos uma das suas actividades indústriais já com uma fábrica sofisticada.
 
Foto de 1939 do exterior da fábrica de óleos (painel confuso!)
vendo-se um "túnel" e carris de ferro
Fotos do interior da fábrica de óleos de PSG
As duas últimas fotos são de Santos Rufino de cerca de 1929 que dizia tratar-se de uma nova fábrica de PSG. Assim não posso garantir que estas duas fotos correspondam ao edifício de cima mas é muito provável.
Em baixo uma publicidade da firma em 1932 listando as suas muitas actividades mas com foto relativa ao fabrico de óleos. Olhando para os componentes nada me garante que sejam os mesmos que se viam em cima embora possam ser partes diferentes da mesma fábrica pois como se vê nas  últimas linhas eram aí preparados diversos produtos: 
Fábrica de óleos mostrada na foto mas mencionada só na linha em baixo
Na primeira foto da fábrica viam-se dois pares de carris pelo que o transporte dos produtos e matérias primas para a fábrica também se devia poder fazer por combóio o que a localizaria na zona industrial a poente =  oeste da Baixa (Maé). 
Penso que até podia ser onde marco em baixo no mapa a vermelho, reforçado pelo facto de que para para lá do "túnel" da primeira foto o terreno parece inclinado o que podia ser a barreira a subir para a actual Av. Josina, antiga 5 de Outubro (mas convenhamos que também podia ser outra coisa qualquer ...).

MAPA de 1925/26
Laranja: Av. Fernão de Magalhaes
Verde: Actual Av. Barre, a que mais acima (para norte)
passa em frente à Escola Sec. Manyanga
Vermelho: É um extremo onde o ramal da linha férrea poderia passar
por baixo do edifício, como se vê na primeira foto
Sobre estes combóios para cargas circulando na Baixa da antiga Lourenço Marques já falei aqui (sobre um local mais para o centro) e aqui (sobre o Matadouro num local mais junto ao desvio deste ramal a partir das linhas normais).
Não sei se este edifício ou os seus restos existem ainda ou não (e também não fiz essa procura por exemplo no Google Earth).

Comentários