Mercado Municipal/Central/Vasco da Gama/Bazar - fotos do exterior

Na primeira mensagem sobre o Mercado Municipal/Central de Lourenço Marques, actual Maputo, que foi agora desdobrada interessou-me principalmente a acusação de que foi cópia do Alster Pavillion, de Hamburgo sobre o que concluí haver semelhanças mas não ser cópia. Vamos agora ver mais fotos exteriores do mercado projectado pelo Arquitecto Carlos Mendes e concluído em 1903.
Informação do HPIP: "Situado na Avenida da República/25 de Setembro, é uma obra iniciada em 1901 pelo construtor David de Carvalho e concluída em 1903. .. O mercado é constituído por um corpo térreo, com torreão central e fachadas em alvenaria de expressão classicizante, ritmada pelos vãos de arco redondo. No interior, uma estrutura metálica cobre o recinto."
Há um novo texto muito mais completo no HPIP do Dr. António Sopa

FOTOS 1

Antigo Mercado Municipal Vasco da Gama também conhecido por Bazar, 
actual Mercado Central de Maputo
A FOTO 1 é dos irmãos Lazarus por isso de até 1908. É uma vista para o canto frente (sul) - poente (oeste) do edifício, tal como na maioria das outras fotos. Em primeiro plano à direita na Av. da República, actual 25 de Setembro, que menos de 20 anos antes ainda era pântano vê-se dois vagões dos caminhos de ferro. Sabemos que aqui existiu uma linha pois o presidente Kruger veio de carruagem até à casa Pott que fica no quarteirão seguinte, para a direita deste.
Ao fundo da FOTO 1 vê-se a Igreja paroquial e nota-se que o mercado não tinha árvores perto e em torno dele.
FOTO 2
Com árvores novas em torno do Mercado e o terreiro em volta tinha sido preparado.

Na FOTO 2 observa-se também que junto à Av. da República tinham sido plantadas novas árvores em vez dos eucaliptos usados inicialmente para drenar o pântano e que se viam na FOTO 1. Há um kiosk de dois andares em primeiro plano à esquerda na esquina com a Av. Paiva Manso, actual Magaia.
Aqui a FOTO 3 de Santos Rufino publicada em 1929 tinha o espaço em redor do mercado quase igual ao da FOTO 2 e havia também riquexós à direita na avenida, por as duas devem ser da mesma altura.
A FOTO 3 é posterior à FOTO 2 tendo em conta o ajardinamento do terreiro do mercado do seu lado poente = oeste e o desaparecimento da chaminé da fábrica ao fundo.
FOTO 3
Possivelmente nos anos 30 ainda com a igreja paroquial ao fundo
sem a catedral católica nova construida de 1936 a 1944.
FOTO 4
Foto dos anos 50. Ao fundo a catedral católica de 1944 e o Município de 1947

FOTO 5
Vista aérea da Baixa para sul com o mercado visto de traseira.
Foto posterior a 1954 mas anterior a 1965

Na FOTO 5 o terreiro que aparecia ajardinado à esquerda da FOTO 3 parecia ter-se tornado parque de estacionamento. Vemos nesta última foto à direita a avenida orientada "na vertical" (perpendicular ao estuário) chamada Paiva Manso (estado actual) no topo da qual estava - do outro lado da Av. da República -  o Prédio Bridler, donde foram tiradas muitas das fotos antigas de cima.   
Sobre o primeiro mercado da cidade ver aqui.

Comentários