Sindicato - sede e rinque de patinagem na antiga Av. Pinheiro Chagas, actual Maputo

O Sindicato Nacional dos Empregados de Comércio e Indústria (SNECI) em Lourenço Marques, actual Maputo, tinha sede na Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane perto do seu cruzamento com a Av. Pero da Covilhá, actual Cabral. O antigo edifício do SNECI é actualmente ocupado pelo Liceu Alvorada, uma escola privada da qual esta é a melhor foto recente disponível na net.

FOTO 1 recente
Antiga sede do SNECI de aspecto colonial clássico provávelmente dos anos 40.
FOTO 2 recente
Mesma fachada em imagem retirada de filme
FOTO 3 de cerca de 2010
Vista para sudeste. A actual Av. Mondlane passa no canto inferior esquerdo.
Antiga sede do SNECI ao centro, por trás

estádio modernizado (antigo rinque de patinagem).
Foto original reenquadrada de www.sulafrica.blogspot.com 
Foi a actividade desportiva, de cujo campo se vê o que resta agora na FOTO 3, que tornou o Sindicato conhecido pois essa associação foi nos anos 40-50 uma das pioneiras do hóquei em patins em Moçambique e alguns dos seus jogadores alcançaram celebridade mundial. Essa história é exemplarmente relatada  (ver aqui o sitepelo célebre atleta do SNECI e da selecção de Portugal de hóquei em patins Francisco Velasco que para além de mostrar a foto que uso em baixo com a devida vénia, descreve rigorosamente e com a ajuda de um mapa detalhado as instalações (Velasco profissionalmente é topógrafo!). 
Assim na FOTO 4 vê-se como foi nos anos 60 a zona do Sindicato (sem a mesquita que se vê à esquerda na FOTO 3 e que deve ter sido construída nos princípios do século XXI). Não sei a que clube/entidade a instalação desportiva está agora atribuida, nem como foi feita a separação dos seus espaços originais com o Liceu e a mesquita.

FOTO 4 dos anos 60
Vista para poente = oeste da cidade
ao centro: o rinque do SNECI
à direita: a sede do Sindicato frente à Av Pinheiro Chagas
à esquerda: Prédio do Colégio Barroso
para o fundo à direita: Prédio dos SMAEactual EDM

canto inferior direito: O terreno que em parte era campos de ténis
 e em parte livre onde está agora a mesquita
FOTO 5 dos anos 60
Na mesma direcção mas com a objectiva mais levantada.
à esquerda: Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré
à direita:  Av Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Quase não se vê o rinque do SNECI
e vê-se a metade superior da sede
O site xirico tem três fotos do rinque do SNECI feitas em 2008. Nessa altura não tinha a cobertura verde que se vê na FOTO 3 e devia estar ainda próximo do formato original dos anos 40 ou 50. Não sei se com as obras entretanto feitas foram mantidas por exemplo as placas de homenagem que se mostram em baixo. 

FOTO 6 de 2008
Vista para norte com a tribuna principal do antigo rinque
(agora dedicado ao basquetebol e com postes 

por fora das tabelas) na bancada central oposta. 
A sede é o edifício por trás com o telhado em triângulo.
Ao fundo à esquerda:  Prédio dos SMAE
FOTO 7 de 2008
Vista para leste: extensão traseira da mesquita 
para lá da bancada de topo
FOTO 8 de 2008
Placa histórica de 1955, ver informação em baixo.
Pela primeira vez a Europa via uma equipa africana
praticar hóquei em patins a nível elevado
Outra boa foto da tribuna do antigo rinque é esta, com a devida vénia ao autor desconhecido.

FOTO 9, antes da modernização do rinque
Pormenor da tribunal principal do rinque
de costas para a Av. Mondlane, antiga Pinheiro Chagas
Certamente que todos os arquivos da história desportiva do Sindicato se terão perdido mas as placas de homenagem estão assim virtualmente imortalizadas devido ao esforço de alguns carolas. A segunda a partir da esquerda na FOTO 9 é a mesma da FOTO 8 e a mais relevante. As outras três são relativas a visitas a Moçambique de campeões de patinagem artística, outras das modalidades a que o SNECI se dedicava. 
Francisco Velasco dá todos os detalhes sobre a digressão do SNECI à chamada Metrópole referida na placa das FOTOS 8 e 9 e que iniciou a saga Moçambicana no hóquei que levou muitos dos seus jogadores e equipas a alcançar a supremacia a nível português e internacional nos anos que se seguiram.
Um artigo do Brasil sobre o desenvolvimento do hóquei em patins em Portugal e em Moçambique e certo contexto político também se refere à digressão do SNECI (com o seu recente reforço Fernando Adrião) nestes termos:
Em 1955, a equipe de hóquei em patins do Sindicato Nacional dos Empregados do Comércio e da Indústria (SNECI), de Moçambique, visitou Portugal. O delegado desportivo do SNECI era Armando Ribeiro. A equipe do SNECI era constituída por Alberto Moreira, Carlos da Ponte, Salvador Calado, António Souto, José Souto, Amadeu Bouçós, Cabral de Almeida, Fernando Adrião e Francisco Velasco. A equipe moçambicana jogou em várias cidades de Portugal como Braga, Viana de Castelo, Guimarães, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa. A equipe do SNECI perdeu apenas para as seguintes equipes: Clube Atlético Campo de Ourique, Sport Lisboa Benfica e Hockey Club de Sintra.

FOTO 10
Jogo de hóquei em patins no campo de SNECI cerca de 1977

Comentários