Stiloguedes - (87) - Casas gémeas do juiz Câmara e filho de 1952 na Polana

 Casas gémeas do juiz Câmara e do filho 
Temos a fachada frontal para a Av. Tivane, antiga Couceiro da Costa com painéis de protecção de madeira contra o sol poente. Mais ou menos a meio da foto vê-se a divisão entre as duas casas. 
De novo utilizo aqui foto e informação, com a devida vénia, do livro do Sr. Embaixador Philipp Schauer "Maputo Architectural and Tourist Guide" segundo o qual estas são as casas projectadas pelo Arq. Pancho Guedes (PG) para o juiz Câmara e o filho. Não há no arquivo oficial de trabalhos de PG elementos identificadores deste projecto nem ele consta das listas. No entanto aparece no mapa Guedesburgo com o nome Casas Gémeas (juiz da câmara). Como acho mais natural que o juiz se chamasse Câmara do que fosse juiz da Câmara,  sigo o Dr. Schauer ao nomear o projecto. 
Foto do IST - Casas Gémeas (sem mais identificação)
Av. Tivane n. 1389 
O IST de Lisboa localiza esta foto no local da primeira e dá o ano de 1952 como data de construção (quanto à política de poupança de pixels nas fotos do IST como já disse é absurda mas "é comer e calar"). Com um pouco de dificuldade pode-se confirmar que o edifício do IST é o mesmo da primeira foto por exemplo pelo tubo que existe entre o muro grosso da entrada e a estrutura de betão por cima (na foto do IST isso está à esquerda da árvore por trás do caminhante de camisa vermelha)
Temos duas vistas que mostram a casa, embora estejam desactualizadas em relação à envolvente. Pode considerar-se este ser o "quarteirão de PG" e notamos na foto em baixo só os projectos do lado oeste = poente, mais o Prédio Prometheus. Mas do lado leste = nascente desre quarteirão PG teve pelo menos mais três projectos que já apareceram no HoM.
Vista de drone em 2014 com o norte para o fundo.
Azul: Gémeas do Juiz Câmara. Notam-se bem à frente 
de cada uma das casas as estruturas sobre as entradas 
Amarelo: Av. Tivane
Laranja: Casas Gonzaga
Vista do prédio Sheik com o sul para o fundo e o
Parque José Cabral/ dos Continuadores à direita
Preto: Vivenda da Monocle de PG, agora demolida e
 substituida por uma "coisa"
Laranja: Casas Gonzaga de PG

Passamos agora a uma foto que era dita ser de 1965 mas que é bastante anterior. Há a traseira do Hotel Polana em primeiríssimo plano e no quarteirão para oeste = poente vê-se que as casas gémeas do juiz Câmara de 1952 foram o primeiro projecto de PG das suas muitas residências nesta zona. Dado que PG só obteve equivalência para Portugal do diploma da África do Sul em 1953 não sei como poderia haver oficialmente projectos dele datados de antes de 1953 mas isso pode ser irrelevante se ele tiver sido o autor mas tiverem sido simplesmente assinados por outros arquitectos. Vê-se à direita o prédio Prometheus que foi construído mais ou menos da mesma altura (de 1951 a 53).
Amarelo: Av. Tivane antes do Parque
Azul: Casas do juiz Câmara de 1952, vistas de traseiras
Laranja: Local onde vieram a ser as Casas Gonzaga de 1956 
(por isso a foto é posterior a 1952 e anterior a 1956)
Roxo: Prédio Prometheus na Av. Massano de Amorim, actual Mao
Agora uma foto dos arquivos de PG feita principalmente para as casas Gonzaga de 1956 mas em que como era de esparar aparecem já as casas do juiz de 1952 à esquerda. Vê-se uma bandeira que é do Hotel Polana entre os dois projectos ao fundo.
Em primeiro plano passa a actual Av. Tivane.
à esquerda: uma das casas do juiz Câmara com ombreira rectangular 
bem marcada na fachada lateral sul, na perfeição original.
do centro para a direita: o lado virado a poente = oeste das casas Gonzaga 
que têm frente para a Rua Bayly

Comentários