Stiloguedes - (XXXVII 37, b) - Bairro de oito casas para a COOP na Polana - antes e agora

Nesta mensagem tinhamos visto fotos iniciais deste bairro projectado pelo Arquitecto Pancho Guedes (PG) com quatro casas de cada lado dum pátio interior de acesso. Vamos agora ver com algum detalhe fotos actuais recolhidas do site OLX pois uma das casas está no mercado. 
As fotos dão a vista um pouco restrita do bairro mas parece-me que as alterações são tantas (novos armários de parede, ampliações nos espaços entre janelas, muros altos, garagens criadas nos jardins da frente, grades, um restaurante onde era uma zona residencial) que é dificil reconhecer no que existe agora o que antes existiu. 
Os maiores pontos de referência entre o agora e o antes são nos prédios as ombreiras de janelas bem salientes, e no resto os muros exteriores nalguns casos, o pavimento em pedra e o mural aos triângulos na parede do fundo. 
Resumindo, com tantas alterações feitas ad hoc em cada casa sobre algo que tinha sido pensado por PG como um conjunto bastante uniforme (no seu conceito este projectos eram de aldeias harmoniosas), em bom português em termos de preservação de património temos uma "pessegada" ou "salgalhada" (jumble) em vez dum projecto de referência mundial. Mas no que respeita à conservação do que existe, essa parece razoável ou boa, pelo que no conjunto o caso podia ser pior.

 FOTO 1
  FOTO 2
 FOTO 3
Agora: Nas três fotos de cima as duas casas intermédias 
das quatro que há do lado direito do bairro (sul) 
vistas em sequência do fundo para a entrada
FOTO 4

Agora: a última casa do lado direito e o fundo do bairro
 tapado por uma enorme parede traseira de nova construção.
(costuma haver regras de distâncias e alturas entre lotes contíguos 
para se evitar que o que existe seja abafado pelo novo)

FOTO 5
Antes: As quatro casas do lado direito 
(mais os muros das primeiras do lado esquerdo)
Comparando a FOTO 5 com as FOTOS 1 a 3, inicialmente nas fachadas de cada casa havia dois planos de parede, cada um deles com uma ombreira bem saliente. Como se pode ver para pelo menos as duas casas das FOTOS 1 a 3 agora há imensas outras saliências nas fachadas. No entanto uma parede perfurada por dois rectângulos no rés do chão como a que se via por exemplo na primeira casa desta FOTO 5 aparece ainda na FOTO 3.
Quanto à última casa que aparece na FOTO 4, pontos positivos são que o muro exterior de pedra parece ser o inicial (mas o aumento de madeira não) e no primeiro andar, contráriamente às duas casas das FOTOS 1 a 3, a casa está ainda igual ao inicial.
Até aqui vimos as três casas do bairro para o fundo e do lado direito. O Bairro tem entrada pela Av. Magumbwe, antiga Belegrade da Silva, e podemos ver também a primeira casa do lado esquerdo actualmente. 
FOTO 6
Agora: Um restaurante ocupa a primeira casa do lado esquerdo
e o espaço de terreno/jardim até ao muro foi ocupado

 por nova construção. Assim com as garagens ocupadas 
os carros acumulam-se no pátio
como se vê também na FOTO 4 .
 FOTO 7
Antes: Via-se a fachada poente = oeste 
da primeira casa do lado esquerdo onde agora está o restaurante,
Agora as três ombreiras continuam lá embora nas FOTO 6 
estejam escondidas pela copa da árvore.
 FOTO 8
Agora: Deve ser a entrada para o bairro (ao lado do restaurante)
mas parece mais acanhada do que dantes
por causa da construção adicional (o muro aos quadrados 

e o resto às riscas verticais) que apareceu
 antes da primeira casa do lado direito.

Comentários