A Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane, entre os anos 20 e 40 de Lourenço Marques

Penso que foi no Facebook Alto Maé que alguns participantes disseram lembrar-se que a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane, que agora é uniforme a todo o comprimento, era diferente nos dois extremos (Polana a nascente = leste e Alto Maé a poente = oeste). Não anotei o que essas pessoas já de certa idade disseram exactamente, mas podiam estar a referir-se a:
- mudança do desenho da avenida, que penso que ocorreu no princípio dos anos 60, da situação anterior para o seu desenho actual com 1 + 2 - 2 + 1 faixas de rodagem (em que os "+" são os separadores) e que pode ter sido feita progressivamente;
- situação muito anterior que se vê na imagem de baixo em que tinha faixas separadas na Polana como tem ainda a Av. 24 de Julho e a partir dum certo local passava a ter faixas juntas.
Vista para sudeste cerca de 1933 com o estuário e a baía ao fundo

Esta foto mostra a Av. Pinheiro Chagas logo para poente = oeste do Hospital Central como veremos em detalhe em baixo. Poucos desses edifícios são identificáveis com os da actualidade mas isso não quer dizer que não existam pois podem simplesmente não dar nas vistas para serem fotografados. Por exemplo há muitas vivendas em primeiro plano na foto que tratando-se das do interior do quarteirão (pois as que estavam face à Avenida provávelmente desapareceram nos anos 50 ou 60) podem existir ainda. Mas interessante na foto é ver na foto os espaços livres onde depois se erigiram grandes prédios bem conhecidos.
Verde claro: Av. Pinheiro Chagas na ..
Seta vermelha: passando das faixas separadas do lado da Polana à esquerda  
para juntas do lado do Alto Maé à direita
Seta azul clara: Prédio 1908, que foi o que me ajudou a localizar a foto
Roxo: antiga Rua Princesa Patrícia, actual Allende
Castanho escuro: antiga Av. Afonso de Albuquerque, actual Touré
Castanho claro: Av. 24 de Julho
Laranja: Rua dos Velhos Colonos ou Comandante Cardoso?
Rosa: desconhecido
Seta amarela: prédio ao lado da futura Pastelaria Princesa, 
agora Mimmos, que existe ainda
Seta azul escura: espaço para o Ministério da Saúde
Seta verde: espaço para este prédio modernista
Árvore verde: Lindo jardim de residência recuada no quarteirão
Veremos agora uma foto conhecida já do Hospital do mesmo período mas que se conclui ser posterior à de cima. Isso porque no cruzamento marcado com a seta vermelha, na foto de cima a esquina sudeste estava vazia enquanto que na foto de baixo vê-se lá (de traseira) o edifício da Associação dos Velhos Colonos que é no limite mínimo de 1935. Por isso esta for é de 1935 ou posterior e a de cima será anterior.
Vista para norte
Verde claro: Av. Pinheiro Chagas na ...
Seta vermelha: deve passar de faixas separadas do lado da Polana à direita  
para juntas do lado do Alto Maé à esquerda mas não se vê bem esse lado
Seta azul clara: Prédio 1908
Seta azul escura: espaço para o Ministério da Saúde
Roxo: antiga Princesa Patrícia, actual Allende. Ao fundo a Carreira de Tiro
onde se vê esta cruzar-se com a actual Av. Nkrumah e estão os ...
Ovais cizentas: dois quartéis de infantaria
Para vermos com mais pormenor a  Av. Pinheiro Chagas com faixas juntas do lado do Alto Maé como se deduzia pela sua secção para a direita na primeira foto, temos a conhecida foto em baixo publicada em 1929 que penso reflectia já essa situação. Ela mostra o cruzamento da Av. Pinheiro Chagas, actual Av. Mondlane com a Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga (passando perpendicularmente ou seja na transversal da foto) na zona central entre a Polana e o Alto Maé. Pode ver-se em direcção à Polana que o espaço aberto é o actual (é o mesmo ao longo de todo o comprimento da avenida desda a sua criação) mas também que numa longa distância em direcção à Polana a via de circulação era mais estreita pois as duas faixas de rodagem estavam juntas.
Foto publicada em 1929. Av. Pinheiro Chagas com vista para a Polana
no cruzamento do cemitério
Assim nesta mensagem pudemos visualizar pela primeira vez como eram nos anos 30 a actual Av. Mondlane em volta do seu cruzamento com a actual Av. Allende e o bairro em redor.

Comentários