Armazéns especiais do porto de LM, actual Maputo (1/6)

Nas fotos antigas do porto de Lourenço Marques, actual Maputo, aparecem três armazéns que se distinguém bem dos outros mas que não sei para que serviam. Também não encontrei nada escrito que me permitisse esclarecer mas certamente que seria questão de aprofundar essa pesquisa. Noto que imagens da construção da ponte-cais Gorjão neste local quando os armazéns já existiam aparecem nesta mensagem.
Um desses armazéns do lado direito do cais em vista para poente = oeste.
Na primeira foto que era do navio português África via-se a placa com o aviso "Cuidado com os hélices" e na foto de cima está o equivalente  "Keep clear of propeller". 
Quanto aos armazéns. eles têm uma espécie de águas furtadas com portas de abrir ao meio salientes na cobertura e em cada um dos intervalos duas barras cruzadas em X.
Ao fundo da foto com o navio África da CNN estão guindastes com haste em forma de L por cima que vamos ver noutras imagens funcionam só com estes armazéns.
Eles vêm-se melhor nas duas fotos seguintes que são de Lazarus e de cerca de 1907. Elas foram tiradas no sentido oposto de vista no Cais Gorjão pelo que os navios atracados em vez de estarem do lado esquerdo como na primeira passam a estar do lado direito.
Vagões de minério. Vê-se os L apontados aos armazéns, 
e que estavam eram três lado a lado
Agora duas fotos em que se vê mais de perto os armazéns, à partida duma entidade oficial (fotos ACTD): 
Fotos de 1912 na despedida do Alto Comissário.
Nas duas fotos de cima vê-se que eram de chapa ondulada. Nota-se bem as coberturas com as "águas furtadas"  e barras em X nos intervalos. Na primeira delas vê-se uma grande placa que parece do tipo comemorativo. Vendo aqui de perto as pontas salientes, ao contrário do que se podia esperar elas não eram um receptáculo onde os L se poderiam acoplar para passar/receber materiais. Vê-se também as portas centrais em cada "água furtada" mas vê-se noutras fotos que os "L" quando estão virados para os armazéns apontam mais para cima por isso devia haver outra abertura invisível do ângulo das fotos.
Como duas das fotos de cima são dos Irmãos Lazarus por isso tiradas até 1908 fica-se com a ideia de que a situação deste local do porto esteve estável durante um certo tempo. Mas mudando-se para uma foto do paquete Franconia de 1927, embora os armazéns existam ainda, notam-se neles diferenças importantes em relação aos tempos mais antigos.
Os três armazéns à direita mas deixaram de ter
 as pontas salientes e as portas nas águas furtadas
Em resumo quanto à utilização destes armazéns especiais ficamos com ideia de que inicialmente recebiam ou forneciam qualquer material por cima através dos L que ligavam ou aos vagões ou ao porões do navios, mas não conseguimos perceber detalhes. Concluimos também que antes de 1927 os armazéns passaram a ter outra configuração e por isso utilização. Nos anos 50 já não existiam pelo que devem ter sido substituidos por outros nos anos 30 ou 40 do século XX (20). Quanto à posição no porto deviam ficar mais ou menos a meio. Em 1929 quando este tinha capacidade para 12 navios atracados via-se nestas imagens que os navios nas proximidades não pareciam estar nos extremos do cais. 
Este tema será completado em próximas mensagens, que incluirão a localização mais precisa e o destino dos armazéns.

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