Armazéns especiais do porto de LM, actual Maputo (3/6)

Na sequência desta e desta temos mais uma mensagem sobre os três armazéns especiais (com "águas furtadas" na cobertura). Começamos com uma vista panorâmica do porto de Lourenço Marques. 


FOTO 1 - clique nas fotos para aumentar
Navios acostados à Ponte-Cais Gorjão
Vê-se só dois dos três armazéns especiais, que terão sido construidos gradualmente.
Guindastes com peça em L que funcionavam com eles vemos quatro.
à direita: edifício castanho é o Capitania Building,
situado entre a actual Fortaleza e o estuário

Como o Capitania Building foi construído pelas minhas contas entre 1906 e 1908 podemos datar aproximadamente a FOTO 1 para pouco depois desse período. Vejamos num mapa então contemporâneo da FOTO 1 onde estavam esses armazéns, tendo em conta o seu número (era já um grupo de três e não os dois da FOTO 1) e a posição em relação ao Capitania Building (roda laranja à direita).

Mapa de 1909/10
Verde escuro: direcção da Rua da Mesquita (Azevedo Coutinho)
Verde claro: Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores
Laranja: Capitania Building
Azul escuro: os três armazéns especiais, 
entre as direcções da Praça e da Rua da Mesquita
Rosa: Av. 18/28 de Maio, antiga estrada marginal, actual M. Inhaminga
Cinzento: Av. Cândido dos Reis
Amarelo: Av. Teixeira de Souza
Castanho: Praceta de António Enes
Santos Rufino mostrou-nos que cerca de 1927/29, ainda existiam os armazéns iniciais embora com algumas alterações (recordar na FOTO 6). Com o mapa de 1909 sabemos agora a posição onde estiveram desde a construção, mas não sabemos o que lhes aconteceu depois de 1927/29. 
Vamos por isso ver uma foto aérea mais ou menos recente (em que o mais estranho é o cais não ter guindastes nem quase navios atracados). Está aí um grupo de três armazéns na posição dos do Mapa de 1909/10, com o centro do armazém localizado mais para nascente = leste do trio (que marquei aí com o número 3) também na direcção da Rua da Mesquita como estava no MAPA de 1909/10.

FOTO 2
(clique na foto para aumentar)
Azul escuro com números 1-2-3: Três armazéns 
na posição dos do Mapa de 1909/10
Vermelho: um depósito de água que se via nas fotos de 1927/29
Verde escuro: direcção da Rua da Mesquita
Verde claro: Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores
Rosa: Av. 18/28 de Maio, actual Inhaminga
Cinzento: Av. Cândido dos Reis
Amarelo: Av. Teixeira de Souza
Castanho escuro: antiga Praceta de António Enes
Os armazéns actuais não são os iniciais pois não têm as águas furtadas na cobertura, nem são de chapa, pelo menos em parte, como eles eram. Mas podemos ver pela posição em relação à direcção da Rua da Mesquita que terão sido construidos depois de 1927/29 mais ou menos na posição dos iniciais.
Ainda não tinhamos visto os armazéns antigos de lado. Na FOTO 3 vemos o que ficava mais para poente = oeste com as águas furtadas que os distinguiam dos outros erguendo-se da cobertura e adivinhando-se os outros dois do trio mais para a esquerda.

FOTO 3
Vista para sudeste do Cais Gorjão no Porto de Lourenço Marques.
Em primeiro plano passava a Av. Teixeira de Souza a norte dos armazéns

A FOTO 3 deve ser da primeira década do século XX (20). Não se viam os guindastes com peça em forma de L mas podiam estar arrumados para a direita para dar espaço para o desembarque e estiva do navio de passageiros atracado em frente ao armazém. 

Nas FOTOS 4 com o monumento e a Praceta de António Enes em primeiro plano (marca castanha escura no mapa e FOTO 2) podem-se ver os armazéns iniciais em vista para poente, embora bastante ao longe. A foto da esquerda é posterior a 1910, a da direita é de 1910.
FOTOS 4
Azul escuro: três - dois armazéns especiais na primeira fase
Seta carmesim: as águas furtadas que os identificam
Seta preta: um dos guindastes com a peça em forma de L
Cinzento: Av. Cândido dos Reis
Rosa (só na foto da esquerda)Av. 18/28 de Maio, actual Inhaminga
Em baixo temos a FOTO 5 de cerca de 1965/66 (prédio Boror em construção) em que já se vê os três armazéns actuais. De perfil vê-se que eram diferentes dos iniciais porque tinham a parede lateral muito mais alta e sem o telhado descendo para ela. Tenho também a impressão que eram/são mais largos. Deduzo que a certa altura deve ter havido redução na largura da Av. Teixeira de Sousa para permitir o alargamento dos três armazéns especiais (e também na largura da Av. Cândido dos Reis para o alargamento doutros armazéns iniciais).

FOTO 5 - Carlos Alberto Vieira
Azul escuro: Três armazéns na segunda fase
Verde escuro: direcção da Rua da Mesquita 
tal como no mapa de 1909/10 e na FOTO 2 recente
Roxo: Prédio Boror em construção na Av. 28 de Maio,

Castanho escuro: Praceta/Monumento a António Enes, 
actual Museu das Pescas

Azul claro: Relógio do Porto

Castanho claro: Central geradora do porto

Verde Claro: estação dos Caminhos de Ferro, na Praça Mac Mahon

Rosa: Av. 18/28 de Maio, actual Inhaminga

Cinzento: Av. Cândido dos Reis

Amarelo: Av. Teixeira de Souza
Vermelho: Sinal luminoso para dar a hora aos navios
FOTO 6
Os armazéns nos anos 60 com o porto utilisado em plana capacidade
Mensagem final aqui com mais imagens recentes.

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