Avenida de Angola de Lourenço Marques, actual Maputo

Já falamos aqui da Av. de Angola e mostramos alguns das mais importantes construções que a rodeavam/rodeiam: igreja wesleyana, antigo bairro indígena, igreja católica e forno crematório, fábricas como a Siesta e Facobol, Cinema Império, etc e no extremo a antiga aerogare de Mavalane.
Mas isso é do lado mais afastado da cidade de cimento pois a avenida no Alto Maé era residencial. Essa habitações que existem ainda devem ter sido construidas nos anos 40 ou início dos 50 do século XX (20).
Como era de transição em termos sociais, económicos e étnicos esta zona embora fosse perfeitamente apresentável nunca foi muito bonita ou aprimorada e actualmente não está muito diferente daquilo que foi. Quer dizer os bem patentes 40 e tal anos de falta de manutenção neste grupo de edifícios notam-se relativamente menos do que naqueles locais mais refinados em que isso também aconteceu.
Lado poente da Av. de Angola junto ao Alto-Maé
 
Facebook Alto-Meé
Com a foto de cima encadeiam-se duas panorâmicas da Av. de Angola
a uns 300 ou 400 metros do antigo Largo José Albasini

No referido Largo Albasini, a Av. de Angola começa para a direita deste prédio de gaveto e logo a seguir aparecem os edifícios das fotos de cima:
Vista da praça 21 de outubro, antigo largo Albasini
 para os lados do Xipamanie e do Aeroporto

Na foto de cima o prédio ao centro é o que na primeira foto aparecia com o reclame Cartrack de fundo preto na empena do lado "norte" e que fica oposta oa redondo virado para o largo e por isso que é invisivel desta perspectiva
Mais dois prédios nesta zona da Av. de Angola
Também do lado poente com a avenida a descer para a direita,
prédios no mesmo padrão de alguns das primeiras fotos
Anúncio do OLX - Vivendas provávelmente do lado nascente com a avenida
 a subir para a direita por isso não coberto nas panorâmicas de cima.

Descendo da zona vista em cima para o antigo Bairro Indígena ou da Munhuana e penetrando mais nos subúrbios, a vista da Avenida para o Alto Maé era ao tempo da feitura desta artigo a seguinte (aqui em dia de céu encoberto):
Av. de Angola subindo do antigo Bairro Indígena para o Alto Maé.
Há provávelmente algumas novas construções nesta zona.

Comentários