Fábrica Colonial/Nacional e outras de tabacos em Lourenço Marques

Nesta mensagem utiliso principalmente fotos de Santos Rufino (SR) publicadas em 1929 da Fábrica Colonial/Nacional de Tabacos de Lourenço Marques, actual Maputo.
Vista parcial
Aspecto geral

O pavilhão clássico à direita da vista parcial é do género dos dois pavilhões que se vêm de lado à frente da foto do aspecto geral  atendendo ao formato do telhado e janelas. Mas na segunda foto não se vê o pequeno edifício que aparece do lado esquerdo da primeira foto com as chaminés saindo pela crista do telhado nem se vê nada dessas chaminés e por isso fico um pouco baralhado com estas duas fotos. 
Mas atendendo ao desenho das janelas a segunda e terceira das imagens de baixo foram indubitávelmente tiradas dentros dos pavilhões de cima por isso alguma coisa deve estar certa nesta reportagem publicitária de Santos Rufino sobre a Fábrica Colonial/Nacional de Tabacos de LM.
Depósito de tabacos: segundo a publicidade era de cigarros 
e "picados" que suponho fosse para os cachimbos e também para rapé.
Empacotamento. 
Secção de máquinas 1
Secção de máquinas 2
Publicidade

Parece-me que as marcas que eram publicitadas nesse anúncio desapareceram até aos anos 60 quando esta Fábrica Nacional devia ser a produtora dos cigarros FN (ver néon na baixa). Quanto à sua localização não sei mas se virmos a foto do aspecto geral em cima há uns carris e uma tabuleta que diz "Apeadeiro" (clique na foto para aumentar). Podia por isso ser no lado ocidental da Baixa de que tinha mostrado o mapa aqui mas a linha podia ser também a inicial que ia para Marracuene e que como disse antes passava perto do cemitério na actual Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga.
E nessa direcção, sabe-se que havia uma fábrica de tabacos no quarteirão diametramente oposto ao cemitério que foi entretanto demolida e no local está agora uma grande estação de serviço. Essa era a única fábrica marcada no mapa de LM de 1925/26 que é também a data aproximada destas fotos de SR da Colonial/Nacional. Essa localização para a Sociedade Colonial de Tabacos e por isso para as fotos de cima estaria de acordo, pelo menos relativamente à rua, com o anúncio seguinte:
Sociedade Colonial / Fábrica Nacional
na Av. Manuel de Arriaga em LM

Todavia não sei dizer se o edifício das fotos de cima seria o que nos anos 60/70 ainda existia nesse local, na esquina das avs  Manuel de Arriaga e Latino Coelho, actual Maguiguana. Essa fábrica era tambémm conhecida por SUT ou FUT, quer dizer variantes com o nome Ultramarina como tinha a fábrica da mesma companhia em Luanda.
Por outro lado eu sei que na Malanga havia uma fábrica de tabacos onde penso se fabricava o GT pelo que se chamaria Sociedade Agrícola de Tabacos (SAT). Na cidade, para além da Nacional (FN) que vimos em cima e da George (Havana) que vimos aqui havia ainda a Fábrica Velosa (FV, para falarmos de marcas principais) pelo menos. A FV pelo menos a partir dos anos 50 ou 60 estava na Av. de Angola, do seu lado esquerdo a caminho do aeroporto.

Imagem Google Earth da Malanga há poucos anos
Azul: Sociedade Agrícola de Tabacos (SAT)
Verde: Rua Com. Moura Brás, continuação da actual Josina
(duas últimas fotos desta mensagem nas proximidades)
Vermelho: Fábrica Loumare à direita
vê-se a barreira em grandes obras para a nova ponte da Catembe

Comentários