Fotos da Av. da República de Lourenço Marques com reclames da Pepsi (quase todas)

Esta é a Avenida da República na parte nascente = oriental = leste da Baixa de Lourenço Marques, actual 25 de Setembro de Maputo logo a seguir ao antigo terreno do Luna Parque. Estas fotos devem ser do final dos anos 50 para meados dos 60 (são todas posteriores a 1955), período em que o primeiro prédio da avenida no lado sul teve um reclame da Pepsi Cola pintado na empena do seu lado direito. Todas estas oito fotos são vistas para poente = oeste = ocidente, com mais ou menos inclinação para sul.
Começamos por um grupo de quatro fotos que são as mais recentes nesse período.

FOTO 1
Vista completa do primeiro quarteirão da Av. da República, lado sul a oriente
O primeiro prédio à esquerda tem três corpos com um central e dois laterais simétricos. Em baixo à direita da foto, do lado norte da avenida, vê-se a bomba de gasolina da SONAP (em frente tem o emblema laranja e branco).

FOTO 2
Na mesma época da FOTO 1. Do lado direito estava um destes prédios
FOTO 3
Foto aérea com vista do resto da Baixa, o porto e o estuário ao fundo.
A FOTO 3 foi tirada um pouco depois da FOTO 1 pois a construção do prédio para lá da bomba da SONAP no lado norte da avenida estava mais avançada.

FOTO 4
Av. da República à noite. 
Na FOTO 4 pode-se verificar que o reclame da Pepsi à esquerda é o mesmo das três fotos acima desta. Do lado direito estão as costas do reclame das Tintas Pintex (ver aqui na última FOTO). Mais em frente está já completo o prédio para lá da bomba da SONAP que foi pintado com rectângulos horizontais.
Em baixo estão fotos mais antigas pois no anúncio da Pepsi no lado do primeiro prédio, a garrafa e a tampa = carica são do logo anterior ao das quatro fotos de cima. Como se pode ver no diagrama ao fundo desta mensagem, esse logo da tampa ainda com letras curvas e Cola escrito (mas já com as faixas branca/azul/vermelha lançadas nos anos 40 e que se mantiveram depois) vigorou de cerca de 1940 até 1962, ou talvez até um pouco mais tarde em Moçambique.
FOTO 5
Baixa talvez no início dos anos 60 vista para poente = oeste
Na FOTO 5 do lado direito estava em trabalhos o terreno onde se construiu prédio para lá da bomba da SONAP e antes da Casa Hillman.

FOTO 6 (repetida no HoM)
Roda gigante do luna parque à esquerda. Baixa quase igual à FOTO 5 mas ...
A FOTO 6 é anterior à FOTO 5 pois havia ainda uma árvore grande no terreno do lado norte mencionado em cima por estar em obras. Mas no resto visível não se notam grandes modificações (ver também a última foto desta mensagem).
Para completar veremos as FOTOS 7 e 8 sem o reclame da Pepsi. Serão por isso anteriores à FOTO 6 e às outras mas no resto pode-se observar:
i. do lado direito aparece nas FOTOS 5, 6 e 7 a árvore. Isto quer dizer que a árvore esteve lá tanto sem o reclame como com a primeira versão do reclame (mas quando apareceu a segunda versão já tinha sido derrubada para se fazer o prédio alto);
b. do lado esquerdo temos a mesma frente contínua das construções. Pode-se de facto verificar que ao longo de todo o periodo observado desde a FOTO 1 não houve mudanças no lado esquerdo deste quarteirão.

FOTO 7 de Gettyimages
Luna Parque em funcionamento à esquerda e desfile militar (ver aqui)
Àrvore à direita muito escondida.  
 FOTO 8
A árvore do lado direito estava como na FOTO 6 por exemplo.
Abrindo a objectiva, na FOTO 8 e tal como na FOTO 7, muito ao fundo à esquerda em direcção ao porto via-se a torre piramidal da Junta.


Do original
Os dois logos relevantes para esta mensagem por estarem na empena do prédio têm as datas sublinhadas com as cores: Amarelo: nas FOTOS 1 a 4; Laranja: nas FOTOS 5 e 6.

Comentários

Anónimo disse…
Caro Curioso; Na Av da República, e rodeada por edificios imponentes, existía no meu tempo (¿será que ainda existe?)uma casa muita antiga que fazia esquina entre dita Avenida e a Rua da Imprensa, frente ao Djambu. Como já debe ter entendido trata-se da "Cruz do Oriente", onde recebias quando a necessitavas, atençao do grande senhor que era o Enfermeiro Bravo. Grande parte da gente da minha geraçao deve uma boa recordaçao a ese Profissional da saúde que foi o Enfermeiro Bravo. Seria possivel uma fotografía da Casa da Cruz do Oriente ou, pelo menos, saber se ainda está "viva" ou já foi derrubada.
Um obrigado anticipado
Hambanine
Rogério Gens disse…
Caro leitor:
Vai sair brevemente mais uma mensagem para terminar esse quarteirão em que falo um pouco da Cruz do Oriente. Nunca vi fotos boas dela dos anos 50-60, recordarei uma dos anos 1900 e posso dizer que no seu lugar está um prédio recente. Quanto ao enfermeiro Bravo pode procurar na net por "enfermeiro bravo cruz do oriente lourenço marques" - fica-se a saber que faleceu em 2009 e nas imagens há pelo menos três fotos dele com a família. Cumprimentos.