Texto do HPIP (Elisiário Miranda) sobre o Hospital dos Tuberculosos na Machava nos arredores de Maputo: Localizado nos arredores de Lourenço Marques, e datado de 1961, foi projetado por João José Tinoco (1924-1983), em colaboração com Alberto Soeiro (Fac de Agronomia e Montepio/TAP). De desenho moderno e grande escala, apresenta um longo volume prismático, de linhas dominantes horizontais. Compõe-se de um volume retangular prismático de enfermarias, com varandas em galeria no alçado nascente e fenestrações de dominante horizontal no poente, verticalmente percorrido por uma estrutura aparente de pilotis que o suspende em relação à cota do terreno. O carácter assimétrico do desenho geral afirma-se no terraço parcialmente coberto, no volume saliente contendo a caixa de escadas, ascensores e chaminé, na implantação dos volumes autónomos e nas lajes poligonais que se destacam no rés-do-chão. Mantém atualmente a sua função hospitalar, tendo as varandas do alçado principal sido encerradas com caixilharias de vidro.
Quanto à data e nome outra informação é que se trata do Hospital-Sanatório de Machava de 1961-63 mas a diferença é pouca.
|
Foto do Hospital em 1973. Tinha aparecido a propósito do dispensário que o antecedeu. |
Foto do HPIP em 2001 com vista da estrada
|
|
|
Foto geral e pormenor da entrada dos anos 50 |
|
As duas fotos de cima são reproduzidas com má qualidade do livro de Fernandes sobre o trabalho do Arq. Tinoco em que se diz básicamente que o hospital de 5 pisos (mais um se contarmos com o do terraço) é alongado horizontalmente com varandas em caixa. O contraste na vertical é dado pela torre de acessos (escadas, elevadores) que embora colocada nas traseiras se vê também pela frente. Já vimos que Tinoco gostava destas torres (bloco da Predial).
Comentários