Stiloguedes - (90) - Banco Standard Totta de Moçambique em LM, cerca de 1966

Certamente a aproveitar a aceleração do desenvolvimento económico das duas, na altura maiores "províncias" portuguesas de África, o banco Standard inglês/sul-africano que estava há muito presente em Moçambique e o banco Totta português do grupo CUF criaram duas "joint ventures". Em Moçambique o novo banco chamou-se Standard Totta (ST) e em Angola chamou-se Totta Standard (TS). O TS foi criado em 1966 por isso é de supor que fosse por aí que o arquitecto Pancho Guedes (PG) fosse contratado para concretizar os planos de expansão dos dois bancos (nas listas dos seus trabalhos não estão indicadas datas com a excepção de uma agência do TS de Angola em 1973/75).
"programa" específico de PG na antiga sede do Banco ST em Lourenço Marques (LM), actual Maputo (noto que à mensagem anterior foi acrescentada a data e mais alguns elementos) consistia no desenho de candeeiros, portas, balcões e todo o tipo de mobiliário o que (com excepção do mobiliário que veremos noutro edifício) poderemos observar nas duas fotos antigas seguintes. Este trabalho de PG está classificado no stiloguedes "Metamorfoses e assombrações" que diz respeito aos projectos de transformação. 

FOTO 1
Vê-se um balcão de pedra polida/mármore 
e ao fundo a janela a receber o sol nascente.
à esquerda: candeeiro desenhado por PG assente numa coluna
à direita: a porta de entrada de PG feita de madeira escura e robusta
 (nesses tempos um Banco tinha de dar imagem de seriedade e solidez ...)

FOTO 2
Candeeiro no exterior com o mesmo tema dos do interior.
A porta era revestida a bronze/latão?

Agora um postal dos anos 60/70, por isso mais ou mesno da altura da foto de cima e que esteve à venda no site delcampe.net:

FOTO 3
Banco Standard Totta de Moçambique em LM

E comparemos estas fotos do exterior com um desenho feito por Pancho Guedes:

FOTO 4
Desenho do exterior do Banco ST feito por Pancho Guedes 

Como PG fez este desenho assumi inicialmente que PG tivesse modificado algo do exterior a nível de alvenaria. Mas não vejo alteração notória na fachada entre esse desenho (o qual parece ter sido executado comparando com o que se vê nas FOTOS 2 e 3) e o que tinha existido antes e que se via aqui. Presumo por isso que esse desenho de PG foi para mostrar o redesenho das portas e janelas e para marcar as novas as letras do nome. 
Na mensagem seguinte vamos falar um pouco mais sobre os trabalhos de PG para os ST/TS fora de LM para complementar o que aqui se viu. 
Já falamos antes da relação entre PG e o ST a propósito do pavilhão na FACIM.

Comentários