Já tinhamos visto parte deste conjunto de casas do lado da antiga Av. Massano de Amorim, actual Min e que devem ser dos anos 50 do século XX (20). As que aparecem aqui são do lado da Rua de Tchamba, antiga Governador Álvaro de Castro e vê-se nas fotos que têm entrada separada. Trata-se dum bairro entre a antiga Carreira de Tiro e a Polana na cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques. Combino fotos de mais de um anúncio no OLX e algumas não são de grande qualidade.
As fotos mais bonitas e com os melhores pormenores e onde não se notam alterações |
Do lado direito da segunda foto, para lá da entrada desta casa, vê-se o prédio dos consultórios médicos na esquina (compreende-se melhor na penúltima foto). O que distingue as fachadas destas casas (viradas a poente = oeste) são a fachada ter vários níveis de profundidade e as placas brise soleil horizontais em betão que têm duas larguras e com as centrais descontinuas. É sensacional o objecto de decoração do jardim intacto (esferas sobrepostas) e com mais de 65 anos de idade.
Agora levanta-se a objectiva do fotógrafo e começam as alterações despropositadas. Uma das colunas da varanda que estéticamente servia para equilibrar as linhas horizontais sumiu.
Entrada da casa vista do exterior, Rua de Tchamba |
Eis uma marquise na varanda! (mas o antigo colonizador em Portugal sofre da mesma doença). Uma placas do revestimento parece que sumiram. |
A casa do lado esquerdo também parece ter marquise mas menos agressiva visualmente. Era assim a vista do conjunto a partir da esquina há uns anos largos:
A célebre marquise tinha grades mas não estava fechada |
Completa-se com fotos do interior destas casas da Rua da Tchamba:
Vista do R/C para o exterior |
Escada interna, salas com canto e soalho de madeira |
Comentários