Comunidade Grega de Lourenço Marques - Ateneu de 1934

Continuando e aprofundando o tema dos cidadãos de origem grega em Lourenço Marques sumarizo e traduzo aqui o conteúdo do fantástico site de facebook Gregos de África sob o título "Os pioneiros gregos em Lourenço Marques de Moçambique". Os textos e fotos desse site são resumo do livro "A comunidade grega em Moçambique" ou “The Greek community in Mozambique” à venda através do site (ver também).
A presença grega em Lourenço Marques (LM) remonta a 1878 e está relacionada com as condições políticas e económicas na Africa do Sul para onde na segunda metade da década de 1860 houve uma vaga de emigração europeia para trabalhar nas minas de diamantes de Kimberley e posteriormente, nas minas de ouro de Witwatersrand. Devido à primeira guerra Anglo-Boer de 1880-1881 e ao fecho das minas, alguns desses emigrantes, de origem grega, viriam a estabelecer-se em LM, uns temporária e outros definitivamente. 
A emigração grega para LM intensificou-se em 1885 com o início da construção da linha ferroviária para Pretória e no final do século 19 havia também gregos activos no sector das pescas. Alguns dos pioneiros gregos foram Dimitris Spanos, John Mihaletos, Apostolis Kaligetos, Joseph Lianantonakis, Dimitris Sideris, Panagiotis Adrianopoulos, Stratis Daskalakis e Charalambos Castritsios.
A primeira foto vem do site da Universidade Milwaukee e é dita ser de cerca de 1960 e de Harrison Forman.
Athenaeum ou Ateneu. Fachada principal para a Av. António Enes, actual Nyerere
Mesma fachada actualmente
Ateneu Grego na Polana de 1934. 
A fachada vista nas fotos de cima está à direita nesta foto.

Notícia da grande inauguração do Ateneu
num jornal sobre Gregos em África

O Ateneu foi construído na esquina das Avs. Duquesa de Connaught (chamava-se assim antes de passar a António Enes) e Afonso de Albuquerque. Em Julho de 1931 o arquitecto Damasco da Gama apresentou os planos de arquitectura para aprovação oficial e as obras iniciaram-se sob a supervisão de Antonis Mo, durante o mandato de Agapios Nikolaou como presidente da comunidade. O Ateneu foi inaugurado em Novembro de 1934 na presença do Governador-Geral de Moçambique, de muitos funcionários do estado e de membros da comunidade. Era (é) um grande edifício de desenho clássico e que era usado pela comunidade para eventos sociais e também como local de culto já que a igreja ortodoxa grega (catedral dos arcanjos Micael e Gabriel) foi construida posteriormente (concluída em 1960).
Comunidade grega em LM em 1920, com eucaliptos ao fundo.
A inscrição diz "Fraternidade grega"

Noutro artigo falaremos das actividades dos membros mais destacados da comunidade, alguns dos quais já referidos na mensagem anterior e aqui supra citada.

Comentários