Já tinha referido em diversos artigos a histórica esquadra do Alto-Maé mas ela agora tem direito a mensagem independente congregando a informação anteriormente espalhada. Se o leitor(a) tiver sensação de "déjà lu" está assim explicada. Boa parte destas fotos são do Facebook Alto-Maé em que os participantes adiantam também muitas lembranças do pessoal das for4as de segurança desses tempos que esteve colocado nesta esquadra.
FOTO 2
Foto anterior (2011). Por trás da esquadra o prédio mais alto também com telhado de zinco parece ter sido a residência do chefe |
Na altura da FOTO 2 decorriam obras de construção no terreno visível entre a esquadra e o o painel amarelo e onde tinha sido a antiga cantina da esquina a SW à entrada da Av. do Trabalho.
FOTO 3 |
Foto mais antiga. Na esquina a antiga cantina ainda de pé. Para poente = oeste o prédio do Ultra Mel aqui. |
FOTOS 4
Duas vistas da frente da esquadra |
O edifício da esquadra deve ser dos anos 20 ou 30 do século passado mas deve ter sido periódicamente sujeito obras de conservação que lhe têm mantido a traça original. Nota-se nestas imagens que a FOTO 3 parece ser anterior a uma reabilitação de que se vê o resultado nas restantes.
FOTO 5 - Vista para sudeste
Verde: Av. Mondlane -- Preto: Separador central/final
Laranja claro: Rua Albasini -- Laranja escuro: Av. da Tanzânia |
Na FOTO 5 vemos ainda para lá do Xima a "casa das tias" de Eugénio Lisboa. Os dois carros cinzentos que vêm circulando da esquerda para a direita estavam a sair da Av. Mondlane e entrando na Av. da Tanzânia que tem sentido único para a direita. Do outro lado, à esquerda vemos um pouco da traseira dum carro que veio das costas da foto (Av. do Trabalho) e curvando à esquerda vai seguir para/pela Rua Albasini.
Outra imagem mas mais recuada (foi tirada de frente ao prédio do "Ultra Mel" da FOTO 3 e donde está a terminar a Av. do Trabalho) do mesmo cruzamento:
FOTO 6 - vista para "leste" (aproximações HoM)
Verde: Av. Mondlane
Laranja claro: Rua Albasini -- Laranja escuro: Av. da Tanzânia
à esquerda: Novo Mundo
à direita: a antiga cantina na esquina, ainda.
|
Vamos agora olhar para um MAPA de há cerca de 90 anos e comparar com as FOTOS 5 e 6. Embora os pormenores do trânsito tenham mudado (ver aqui a partir da FOTO 5) pode-se ver que a estrutura da zona se mantém.
MAPA de 1925/26
A esquadra da polícia deve ter sido colocada neste local por ser a entrada dum dos eixos principais nos limites da cidade. Como se vê as ruas Albasini e Tanzânia estão fora da quadrícula normal de plano da cidade pois resultam da Estrada da Circunvalação que foi planeada para rodear a cidade de cimento pelos anos 20 (ver o mesmo efeito do lado oposto da cidade).
O círculo verde na antiga avenida Pinheiro Chagas, agora Mondlane era o términus da linha do eléctrico que ligava o Alto Maé à Baixa desde cerca de 1904. Inicialmente essa linha terminava no Cemitério/Dispensário mas foi prolongada até esta última paragem em 1922 e tendo sido desactivada em 1936. Sobre esta altura ver um artigo sobre o Alto-Maé histórico.
Como se pode ver com este elementos o quarteirão da esquadra do Alto-Maé é de facto o primeiro da Av. Mondlane. A sua frente deste lado ser tão pequena levou-me por esquecimento a chamar primeiro ao quarteirão ao seguinte que é o que tem a XIMA na esquina noroeste.
Como se pode ver com este elementos o quarteirão da esquadra do Alto-Maé é de facto o primeiro da Av. Mondlane. A sua frente deste lado ser tão pequena levou-me por esquecimento a chamar primeiro ao quarteirão ao seguinte que é o que tem a XIMA na esquina noroeste.
Comentários