Fotos da cidade com machimbombos clássicos (e alguns reclames) - por diversos locais de Maputo

Continua a série de fotos da cidade com machimbombos clássicos em Lourenço Marques, actual Maputo.
Começamos desta vez pelo célebre subúrbio do Xipamanine. Presumo que a foto é de depois da independência e vê-se crianças geralmente andrajosas (parece haver só uma rapariga e muito curiosa com a situação), um machimbombo dos SMV e um autocarro da Auto Viação do Sul do Save ou dos Transportes Oliveira, mais uns prédios em betão ao fundo (são os primeiros aqui). Aqui para o fim mais foto dos aviadores da RDA em 1990 no Xipamanine inclusive com um autocarro similar na mesma praça. 
Foto do arquivo de Malangatana da Praça do Mercado no Xipamanine

Do Xipamanine damos um saltão à praia:
2-machimbombos antigos-2 na Costa do Sol

Sobre o reclame no machimbombo da esquerda tinha a ideia de que Ponto Azul era marca de electrodomésticos (ventoinhas, ar condicionados talvez depois). Mas na Internet não encontrei a informação categórica que esperava: há uma marca Blue-Point que tem um logo parecido mas não parece muito internacional e há a Blaupunkt que a certa altura usou letras em itálico mas não há "casamento perfeito". 
Passamos dos arredores para a cidade de cimento na Ponta Vermelha:
Machimbombo "Leyland" ao lado do Museu e a entrar na Praceta

E andando daí para norte uns quiómetros chegamos perto do cruzamento da Av. António Enes, actual Nyerere com a Av. Massano de Amorim, actual Tung frente a este local e a estas casas. 
Passeio com calçada frente às dependências do Hotel Polana,
 em 1965 mas com cenas de pobreza. Autocarro ao fundo 
seguindo para o cruzamento da Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane

Descendo para a Baixa da cidade:
Foto Carlos Alberto Vieira dos anos 50
à esquerda: machimbombo para a Baixa frente ao Rádio Clube.
Palácio das Associações Económicas ainda não construido.
Noto que o que se vê na na foto de cima tinha sido o caminho do eléctrico também entre a Ponta Vermelha e a Baixa (ver FOTO 2 do mesmo local nesta mensagem). 

Na foto seguinte penso que o machimbombo a terminar a viagem para a Baixa está já na praça dos Caminhos de Ferro do lado sul depois de se aproximar pela avenida 28 de Maio e que a foto foi tirada do sanitárioEsta linha 7 começava no Xipamanine (ver o machimbombo da primeira imagem), servia o Alto-Maé e acabava nesta Praça como muitas das outras.

Foto de 1969 de Lindsay
Volvo com logo de roda e seta
Do lado direito, o muro e recinto do porto para sul da avenida.
O reclame em cima é aos ar condicionados Philco mas tem Ford ao lado. Como não me lembrava que a firma P. Santos Gil fosse representante da Ford para automóveis suspeitei que houvesse uma relação entre a Philco e a Ford. Fui verificar e confirma-se que desde 1961 a Philco era uma subsidiária da Ford "corporate".
Podemos ver agora um machimbombo que em fase oposta ao de cima acabou de sair da Praça e acaba de entrar na Rua Consiglieri Pedroso (CP) a caminho do coração da Baixa e depois da alta da cidade (ou da praia da Costa do Sol).
Machimbombo esgueirando-se entre 
os prédios Octávio Lobo e Spence e Lemos

Agora a célebre foto do machimbombo em 1968 que até podia ser o de cima se tivessem passados uns 15 segundos pois este está já uns 200 metros à frente da entrada na Rua CP.
Machimbombo penso que Volvo com V na grelha. Rua de sentido único.

Ao fundo da foto de cima a traseira do prédio Spence e Lemos com o reclame dos Seguros Alliance na esquina entre a Rua CP e a Praça dos CF. 
O machimbombo vai a passar em frente à Marisqueira (?). Com o toldo branco inclinado à esquerda temos a antiga Farmácia Barbosa no prédio de 1914 e na esquina ao fundo do quarteirão do lado direito esteve a Farmácia Internacional.

Logos da Volvo: não existe com o V da última foto, devia ser exclusivo para camiões. 
O do machimbombo 7 da foto de 1969 apareceu em 1959

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