Fotos da cidade com machimbombos clássicos - pela Av. 24 de Julho

Aqui temos três fotos de machimbombos da Av. 24 de Julho, as duas do fim bastante conhecidas mas a primeira acho que não pois é do arquivo de Malangatana/Fundação Mário Soares.
Haver tantas fotos antigas com machimbombos dos Serviços Municipalizados de Viação (SMV) pode levar a pensar que havia bons transportes públicos urbanos na cidade de Lourenço Marques. Talvez isso tivesse acontecido antes mas a minha experiência como utente a partir de 1973 com horários a cumprir de/para o Alto Maé é negativa. Os machimbombos andavam demasiadamente cheios, não respeitavam os horários, falhavam rotações sem serem subtituidos, etc. Muitas das carreiras que passavam aí iam/vinham dos subúrbios e tenho a impressão que o sistema já não estava dimensionado para essa procura. Assim ia e vinha a pé para a Baixa muitas vezes e fiquei a conhecer muito bem o recanto da cidade que surge na foto de baixo.
Deve ter havido uma colisão no cruzamento pois vê-se o machimbombo mais moderno bastante danificado ao centro e estacionado do lado errado da avenida. Vê-se um senhor funcionário dos SMV com a conhecida farda cinzenta em diálogo com um cidadão que me parece oriental. Há vários outros na foto pelo que suponho que esta seja de depois da independência de Moçambique (mas não muito pois ainda havia machimbombos a rodar) e que se tratasse de "camaradas comunistas" (mas pode ser que não fossem). Os antigos cidadãos sino-luso-moçambicanos por essas alturas tinham-se já em grande maioria posto ao fresco.
Cruzamento da Av. Guerra Popular, antiga General Machado na transversal
 (à esquerda para a alta da cidade e à direita para a Baixa)
com a Av. 24 de Julho (para o fundo para a Polana)
Damos um salto em frente 
no tempo duns 30 anos pelo menos e temos esta vista do mesmo local e na mesma direcção da Avenida 24 de Julho cerca de 2010: 
O semáforo próximo antecede o cruzamento da foto de cima.
Os prédios à direita depois da esquina sudeste do cruzamento 

são os mesmos da foto de cima, só que com outras cores

 Vista mais elevada do local do acidente.
Os machimbombos dos anos 70 estavam parados nessas duas faixas
(comparar na primeira foto com o poste à esquerda 

e o separador central que se vêm nesta)

Vê-se na foto de cima os mesmo prédios à direita que ocupam o quarteirão até ao Edifício Karmali que fica na esquina da Av. 24 de Julho com a Av Magaia, antiga Paiva Manso. Na mensagem sobre esse edifício vê-se bem este quarteirão no sentido oposto, do lado esquerdo da segunda foto.

Passamos agora para o lado da Polana da Av. 24 de Julho de onde existem duas fotos com machimbombos a circular nos anos 60. São as duas vistas para poente = oeste, quer dizer seguindo em frente a uns três quilómetros encontraríamos o local das primeiras fotos e subiríamos depois para o Alto-Maé.
Machimbombo ao fundo penso que a entrar para a Rua dos Lusíadas
(ver esse cruzamento actualmente para o fim desta mensagem
Machimbombo a cruzar a Av. 24 de Julho
notando-se ainda os carris dos eléctricos sob a camada de asfalto
(ver a paragem principal do eléctrico mais próxima deste local)

Comentários