Nesta mensagem vamos falar da Garagem SIMAL e de prédios construidos pelo pioneiro Gerard Pott que foram relacionados pelo laurentino Alfredo Pereira de Lima (APL) nos seus livros.
Começamos pelas imagens da Garagem SIMAL que é um edifício simples em português suave dos anos 30 ou 40. É no estilo dum outro edifício que fica uns 150 metros para o seu lado esquerdo, de quem os vê de frente.
FOTO 1
Foto de Magno Antunes no FB Kanimambo |
FOTO 2
Antiga Garagem SIMAL na Baixa de Maputo, antiga Lourenço Marques. Ao fundo, para norte, o prédio dos Seguros Lusitana |
FOTO 3
Ultima parte da parte lateral da Garagem SIMAL quase encostada ao Prédio Avenida |
MONTAGEM 1
Auto Motor Garage depois Garagem Simal para leste do Marta da Cruz & Tavares |
Agora foto de 1935, original do site delagoabayworld com a devida vénia:
FOTO 4
Vista mais para nascente = leste em 1935 da Av. da República. |
Na FOTO 4 vê-se o que veio a ser a Garagem SIMAL (chamava-se ainda Auto Motor Garage) no armazém de um piso entre o Martha da Cruz e o Prédio Avenida, ambos de dois pisos. Nota-se ainda que a garagem estava ao centro dum conjunto simétrico do qual na FOTO 2 vemos a parte a poente e que tinha a nascente uma parte igual. Todavia, como se pode ver na FOTO 2 à esquerda essa parte tinha pelo menos sido bastante alterada.
FOTO 5
SIMAL vista para norte provávelmente nos anos 50. |
Diz APL que Gerard Pott, cidadão holandês que construiu o Prédio Avenida num terreno que lhe foi concedido em 1888, tinha já antes a sua residência no local da Garagem SIMAL. APL também diz que foi aí que Pott que era cônsul do Transvaal e seu amigo pessoal hospedou o Presidente Kruger em 1895 aquando da visita a LM para inauguração da linha de Caminho de Ferro para Pretória e por isso a casa era também conhecida por casa Kruger (embora a Vila Jóia que é de 1890 fosse também de Pott). Diz também APL que havia uma linha férrea na actual Av. 25 de Setembro e que Kruger, então já antigo presidente, se apeou do combóio directamente para a casa (que por isso suponho fosse a mesma) quando em 1900 tentava partir para o exílio. A viagem de Komatipoort no Transvaal fez-se de noite para não ser detectado pelos ingleses (ou por boers descontentes segundo outra versão) que perseguiam Kruger após a tomada de Pretória.
A foto seguinte é dita ser de 1890 mas eu diria que é de mais tarde pois nela aparece a traseira do BNU de 1891. Vemos aí o antigo pântano, a ilha e o depois estuário de Lourenço Marques para o fundo.
A foto seguinte é dita ser de 1890 mas eu diria que é de mais tarde pois nela aparece a traseira do BNU de 1891. Vemos aí o antigo pântano, a ilha e o depois estuário de Lourenço Marques para o fundo.
FOTO 6 de cerca de 1890
Comentários