Garagem SIMAL e prédios de Gerard Pott na Baixa de Lourenço Marques

Nesta mensagem vamos falar da Garagem SIMAL e de prédios construidos pelo pioneiro Gerard Pott que foram relacionados pelo laurentino Alfredo Pereira de Lima (APL) nos seus livros.
Começamos pelas imagens da Garagem SIMAL que é um edifício simples em português suave dos anos 30 ou 40. É no estilo dum outro edifício que fica uns 150 metros para o seu lado esquerdo, de quem os vê de frente.

FOTO 1
Foto de Magno Antunes no FB Kanimambo
FOTO 2
Antiga Garagem SIMAL na Baixa de Maputo, antiga Lourenço Marques.
Ao fundo, para norte, o prédio dos Seguros Lusitana
A firma Garagem SIMAL era propriedade de Gennaro (Alberto) Machiné, em sociedade com os filhos Luigi (Luiz) e Ítalo (gémeos), Betuca e Tony, que lá trabalhavam ocupando funções distintas.


FOTO 3
Ultima parte da parte lateral da Garagem SIMAL 
quase encostada ao Prédio Avenida 
Podemos ver isso em fotos antigas, estas de 1939 e da visita do presidente Carmona:


MONTAGEM 1
Auto Motor Garage depois Garagem Simal para leste do Marta da Cruz & Tavares
Agora foto de 1935, original do site delagoabayworld com a devida vénia:
FOTO 4
Vista mais para nascente = leste em 1935 da Av. da República.
Na FOTO 4 vê-se o que veio a ser a Garagem SIMAL (chamava-se ainda Auto Motor Garage) no armazém de um piso entre o Martha da Cruz e o Prédio Avenidaambos de dois pisos. Nota-se ainda que a garagem estava ao centro dum conjunto simétrico do qual na FOTO 2 vemos a parte a poente e que tinha a nascente uma parte igual. Todavia, como se pode ver na FOTO 2 à esquerda essa parte tinha pelo menos sido bastante alterada.

FOTO 5
SIMAL vista para norte provávelmente nos anos 50.
Na FOTO 5 vê-se a o edifício da garagem (neste caso com o reclame de SIMAL) à esquerda e para a direita = leste o Prédio Avenida/Pott na esquina da Av. da República  com a Av. D. Luis e que segue daí uns 100 metros para norte. Ver outras boas imagens da garagem em 1939 aqui e aqui.
Diz APL que Gerard Pott, cidadão holandês que construiu o Prédio Avenida num terreno que lhe foi concedido em 1888, tinha já antes a sua residência no local da Garagem SIMAL. APL também diz que foi aí que Pott que era cônsul do Transvaal e seu amigo pessoal hospedou o Presidente Kruger em 1895 aquando da visita a LM para inauguração da linha de Caminho de Ferro para Pretória e por isso a casa era também conhecida por casa Kruger (embora a Vila Jóia que é de 1890 fosse também de Pott). Diz também APL que havia uma linha férrea na actual Av. 25 de Setembro e que Kruger, então já antigo presidente, se apeou do combóio directamente para a casa (que por isso suponho fosse a mesma) quando em 1900 tentava partir para o exílio. A viagem de Komatipoort no Transvaal fez-se de noite para não ser detectado pelos ingleses (ou por boers descontentes segundo outra versão) que perseguiam Kruger após a tomada de Pretória. 
A foto seguinte é dita ser de 1890 mas eu diria que é de mais tarde pois nela aparece a traseira do BNU de 1891. Vemos aí o antigo pântano, a ilha e o depois estuário de Lourenço Marques para o fundo.

FOTO 6 de cerca de 1890
Amarelo: As duas faixas mais para poente da Av. Aguiar, actual Samora
do lado norte da Av. D. Carlos, actual 25 de Setembro.
Azul: eixo da Av. D Carlos, actual 25 de Setembro 
Castanho: Traseira de prédio de dois pisos que devia ser a residência de 
Pott (Kruger). Devia ser muito recente pois era no limite do antigo pântano.
Cinzento: Terreno para o Prédio Avenida 
que tinha sido concedido dois ou três anos antes. 

Recapitulando tema antigo, na FOTO 6 a linha azul com o eixo da Av. D. Carlos, actual 25 de Setembro mostra a divisão entre onde era a ilha inicial (onde estavam os muros e as casas que se vêm de frente na Rua da Linha, viradas para norte) e onde tinha sido o pântano.
APL disse que a residência de Pott (Kruger) com a traseira debruada a castanho em cima foi no que veio a ser o local da Garagem SIMAL. Pelo tamanho da fachada sul do Prédio Avenida e pela distância da marca castanha mais à esquerda à esquina das vedações de madeira isso parece razoável. Mas como não conheço nenhuma foto de frente dessa residência de Pott (Kruger) fui verificar se em vez disso não corresponderia ao prédio do Martha da Cruz. Isso porque eram os dois edifícios de 2 pisos com volumes semelhantes e as posições dum e doutro não distariam muito entre elas. 

FOTO 7
O Martha da Cruz (MdC) ao lado da Garagem SIMAL como se via na FOTO 3
Olhando para a parte superior da fachada principal do MdC pode-se ver que pelo menos nesta altura e edifício não tinha os cantos superiores cortados que se viam sob as linhas castanhas na FOTO 6. Por isso à primeira vista parece não poder desmentir-se a informação de APL de que a Garagem SIMAL foi construida no local da residência de Pott (Kruger). Consequência é que para já ficamos sem saber como era essa residência, para além da vista pelas traseiras da FOTO 6. Penso que se vê ao longe noutras fotos e continuarei à procura de melhores.

Comentários