Depois de termos visto imagens antigas do interior do Mercado Municipal de Maputo, antigo Mercado Vasco da Gama de Lourenço Marques (vulgo Bazar) vamos ver mais específicamente a sua secção de peixe e mariscos.
Começamos com três imagens anteriores à reabilitação recente pois permitem-nos comparar melhor com as fotos dos anos 50-60 apresentadas ao fundo (não sei que modificações terá havido depois de 2014).
FOTO 1
Vista a quase todo o comprimento do bazar com paredes em alvenaria, estrutura dos telhados em aço e tecto em chapa metálica |
O arco mais elevado na fachada principal visível à esquerda da FOTO 1 (e da FOTO 2) corresponde à entrada principal que se abre em frente para um corredor. Nestas duas primeiras fotos estamos no corredor longitudinal perpendicular a esse da entrada principal e que fica alinhado com o pico do telhado. Ao fundo vemos a empena poente do edifício.
FOTO 2
Vista um pouco mais para a frente do que a da FOTO 1 no corredor longitudinal |
Nas FOTOS 1 e 2 vê-se a zona originalmente descoberta à direita, embora inicialmente houvesse toldos sustentados no hangar e que cobriam parte da área mais próxima.
Encontraremos agora as bancas do peixe que ficam actualmente do lado direito do corredor frente à entrada pouco depois dele se cruzar com o corredor longitudinal onde estivemos nas FOTO 1 e 2.
FOTO 3
Bancas do peixe no corredor frente à entrada, passado o corredor longitudinal visto nas FOTOS 1 e 2. Notar as marcas azul e vermelha na empena nascente = leste do edifício |
Passamos agora de tempos mais ou menos recentes para os anos 60 com a diferença notória de aí haver mais clientes que vendedores, entre outros pormenores relativos a lacas no cabelo:
FOTO 4
Secção do camarão no corredor longitudinal perto da secção do peixe actual. Ver a marca azul na mesma posição aqui e na FOTO 3, sobre os aparelhos eléctricos. |
FOTO 5
Secção do peixe perto da porta principal do mercado |
O local de venda da FOTO 5 ficava junto à fachada principal por isso uns 10 a 15 metros afastado para sul do local actual da FOTO 3. Ao fundo da FOTO 5 estão as marcas azul e vermelha nas posições que correspondem às da FOTO 3. Noto que na marca vermelha havia uma entrada/saída que na FOTO 3 se vê estar fechada.
Na FOTO 6, que tal como a FOTO 5 é de Carlos Alberto Vieira e dos anos 60, estamos fora da secção do peixe ou mariscos. Aqui era a primeira zona de barracas e que originalmente tinhas sido ao ar livre. As colunas à vista mais à frente a talvez 15 m de distância são as mais a norte do hangar (ver a sua posição em relação ao limite do telhado pois são as mesmas colunas que estão à direita das FOTOS 1 e 2).
FOTO 6
Estamos na direcção do corredor central (da FOTO 3) com vista para sul até à entrada/saída principal do mercado |
Noto aqui que a mensagem original sobre o primeiro mercado foi agora bastante desenvolvida a partir de nova informação do HPIP (autor Dr. António Sopa).
Comentários