Militares nos quartéis portugueses de Lourenço Marques em várias épocas

Vamos aqui ver fotos de vários quartéis portugueses de Lourenço Marques com pessoal em instrução ou exercícios.
Soldados indígenas, talvez em 1910
Na foto de cima por trás parece-me ser uma Carreira de Tiro mas em versão anterior à conhecida. Na foto seguinte que deve ser da mesma época aparece um edifício que devia ser de aquartelamento com dois pisos
Companhia de soldados indígenas de Lourenço Marques
Companhia indígena de infantaria, cerca de 1929
Instrução militar, no que parece ser o mesmo quartel da foto de cima
Como vimos e pelas legendas originais a maioria dos militares nas quatro fotos de cima são nativos de Moçambique. Tinhamos visto nesta mensagem o quartel indígena de cerca de 1940 de estilo modernista mas as instalações nestas fotos são notóriamente de aspecto mais antiquado.  
Temos em baixo duas fotos em que o(s) edifício(s) que se vê(m) ao fundo é do estilo dos da zona militar localizada na direcção do prolongamento da actual Av. Cabral (Teixeira Botelho), por isso para poente = oeste do Quartel de Infantaria e do Indígena de 1940. Essa primeira zona militar deve ter sido construída nos anos de 1910 ou 1920 quer dizer em estilo "colonial".
Santos Rufino: Metralhadores ligeiras, cerca de 1929
Pelo fotógrafo Pó, que era um dos que trabalhava para Santos Rufino:
Exercício pelas mesmas tropas locais e na mesma parada.
Para o fundo vê-se uma casa isolada que suponho fosse civil.
Finalmente a foto mais recente e que mostra uma parada de cavalaria num quartel dito ser de Lourenço Marques, o que não posso confirmar embora o local não me pareça estranho de ver em fotos.
Parada em Lourenço Marques

Comentários