Prédios do BNU em Lourenço Marques - a partir de 1958 (4 de 4)

Continuamos a mensagem sobre os edifícios do BNU com base no texto publicado no site da CGD “Filial do BNU em Lourenço Marques – Maputo”.
Em 1959 o BNU abriu a agência do Alto Maé neste prédio que tinha uma casa forte na cave. Em meados dos anos 60 o BNU passou essa agência para o rés do chão dum grande edifício moderno e afastado do primeiro uns 300 ou 400 metros no quarteirão do Pegue e Pague que vemos na foto seguinte:
Av. Mondlane aproximando-se do cruzamento com Luali, vista para nascente = leste
à direita: segundo local da agência do BNU no Alto Maé,

no rés do chão da torre onde actualmente está o banco mBIM

Relativamente à sede do BNU na Baixa, na mensagem anterior vimos a sua situação até meados dos anos 50  A partir daí começaram as preparações para a construção dum novo edifício tendo como ponto de partida o lote de terreno situado entre a Rua Consiglieri Pedroso (CP) e a a Av. da República, uns 100 metros para poente = oeste da Av. D. Luis, que antigamente tinha sido a Rua da Fonte nessa secção mais baixa da Avenida. Tinhamos já visto que este terreno tinha sido adquirido em 1887 e nele foram construídos o edifício de 1891 e a expansão de 1914. 
Em 1954 foi feito o anteprojecto do novo edifício, depois foram feitas expropriações e demolições para alargar o lote de terreno original do BNU (havia no topo oeste = poente junto à Travessa da Laranjeira edifícios que não pertenciam ao banco, por exemplo o da farmácia e Au Paradis des Dames na esquina e talvez o mesmo acontecesse junto à Av. da República no topo norte). O BNU deve então ter ficado na posse completa do lado poente = oeste e norte do quarteirão em torno do terreno inicial e em 1957 foi assinado o contrato para construção e acabamentos do novo edifício. 
Para possibilitar a continuação da sua operação durante os seus trabalhos de construção, em 1958 o BNU alugou a antiga Fazenda e transferiu os serviços para lá.
Antiga fazenda, actual Bibliotecaparece-me que com as letras 
Banco Nacional Ultramarino, edifício provisório da filial de 1958 a 1964
«Cedido pelo Gabinete do Património Histórico da Caixa Geral de Depósitos, S.A., Portugal»

As demolições no terreno da Rua CP concluíram-se ainda em 1958 e em 1958/59 iniciou-se a construção do novo edifício. Os trabalhos incluindo a trabalhosa decoração levaram 5.5 anos e a inauguração do edifício do BNU com a fachada principal para a Avenida da República foi feita em 1964 pelo presidente da República Portuguesa Américo Tomás de visita a Moçambique. 
Administrativamente a filial do BNU tinha sido elevada a diretoria em 1959. Este é esse edifício depois de concluído e que já foi tratado no HoM com algum pormenor nesta e nesta mensagens.
Edifício do BNU de 1963 com três frentes urbanas:
à esquerda, para norte: corpo da Av. da República
"na horizontal", virada para poente = oeste: corpo da Travessa da Laranjeira
por trás, do lado sul: corpo da Rua Consiglieri Pedroso
«Cedido pelo Gabinete do Património Histórico da Caixa Geral de Depósitos, S.A., Portugal»

O lado do edifício virado para o lado nascente = leste incluindo o interior do quarteirão, contactava com a Casa Coimbra a norte e com o banco Standard Totta a sul. 
Muitos outros elementos interessantes sobre este edifício moderno actualmente sede do Banco de Moçambique são dados no texto publicado no site da CGD, “Filial do BNU em Lourenço Marques – Maputo”. 

Comentários