Arq. Alberto Soeiro - Trabalhos principais em Maputo

Prédio 33 completado depois da independência.
Actualmente os painéis publicitários não deixam ver as formas no telhado.
Resumo baseado na wikipedia alemã
Alberto Soeiro nasceu em 1917 em Lisboa e formou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto em 1946. Tal como outros arquitectos que participaram no primeiro Congresso Nacional de Arquitectura em Portugal em 1948 adoptou ideias de modernidade na arquitectura.
Em 1952 fixou-se em Lourenço Marques (LM), Moçambique [HoM: Foi por esta data que Pancho Guedes começou a trabalhar autónomamente e Tinoco só chegou a Moçambique cerca de 4 a 5 anos mais tarde]Na actual Maputo e noutras cidades projetou vários edifícios tanto de contratação privada como do Estado. Em 1957 Soeiro foi porta-voz da Associação de Arquitetos de LM e em 1959 participou em Nairobi na Conferência Interafricaina sobre o Alojamento e a Urbanização.

Projectos principais em Moçambique
1955-1960: Prédio TAP / Montepio de Moçambique, Lourenço Marques [Maputo];
1955-1960: Edifício Sede da Associações Económicas, Lourenço Marques [Maputo] com Nuno Craveiro Lopes;
1958-1959: Aero Clube de Moçambique, Lourenço Marques [Maputo] com João José Tinoco;
1958-1959: Sede dos Serviços de Aeronáutica Civil, Lourenço Marques [Maputo] com João José Tinoco e Maria Carlota Quintanilha;
1959: Edifício Carvalho & Catarino, Lourenço Marques [Maputo];
1960: Aeroporto de Nampula, Nampula com João José Tinoco e Maria Carlota Quintanilha;
1961-1963: Hospital Sanatório de Machava, Lourenço Marques [Maputo] com João José Tinoco;
1961-1966: Hospital de Dermatologia Dr. Firmino Santana, Lourenço Marques [Maputo] com João José Tinoco;
1967: Prédio 33, Lourenço Marques [Maputo] com Octávio Pó e Marcos Miranda Guedes;
1969: Faculdade de Agronomia e Silvicultura, Lourenço Marques.

Planos de urbanização
1963: António Enes [Angoche] e Manhiça
1963-1965: Vila Luísa [Marracuene]

O senhor que escreve estes textos bastante completos na wikipedia alemã sobre arquitectos de Moçambique do século XX é óbviamente capaz, bem intencionado e aparentemente a partir do nada conseguiu fazer muito (com tantas CPLP e coisas oficiais do género ter de vir um senhor privado alemão fazer isso e só depois a wikipedia em português segui-lo é outra questão). Mas o senhor nunca verdadeiramente "bebeu água do Umbelúzi" e sentimentalmente para ele Maputo ou Lubumbashi devem ser a mesma coisa, por isso notam-se algumas falhas que consigo corrigir e coisas que, sendo eu um leigo na especialidade mas conhecendo melhor a cidade, consigo completar (ligação ao Edifício Sede da Associações Económicas por exemplo). No entanto acho que muitíssimo se poderia melhorar se os arquitectos, os colegas ou as famílias dos já falecidos disponibilizassem fotos e informações sobre os projectos que aparecem nas listas da wikipedia ou no HoM e sobre outros que provávelmente estarão em falta. 
Por exemplo para Alberto Soeiro, o Edifício Carvalho & Catarino deve ser um dos edifícios conhecidos da cidade que estará perdido nas fotos dos sites LMófilos e a que falta um pequeno click para que seja associado ao autor.
No caso do Aero Clube não me parece que se trate da antiga sede e pode ser que seja o hangar em baixo mas teria de ser confirmado. 
Hangar do aero clube em LM, anos 50-60
Com a devida vénia a .....
As grandes estrelas Pancho Guedes e Tinoco têm direito a livros e parangonas de jornais e por isso às fotos e informações sobre eles podem ser associados valores comerciais. Mas para os arquitectos menos populares, já aqui citados ou não (de facto não sei quem tem decidido entre as dezenas de arquitectos em actividade em LM até 1975 quais merecem destaque ou não, deve depender muito da informação disponível) o valor será documental para perenizar a sua memória na internet. 

Comentários