Construção da 1a ponte-cais Gorjão em madeira frente à estação dos CF - ICCT 2 (2/6)

Para completar e consolidar conhecimentos da mensagem anterior vamos ver mais algumas imagens do IICT ACTD de cerca de 1900-1910 mostrando a construção da ponte-cais Gorjão, primeiro cais acostável a grandes navios de Lourenço marques, actual Maputo.  Pelo que vimos nesta mensagem dos textos de Alfredo Pereira de Lima, esta construção deve ter sido a primeira e ainda com estacas de madeira, as estacas de betâo só começaram a ser usadas depois de 1907. 
Pelo que vemos nestas fotos esta iniciou-se pela zona em frente aonde foi depois construida a actual estação dos Caminhos de Ferro e progrediu daí para nascente = leste em direcção aos cais actuais da zona da actual Praça 25 de Junho.

FOTO 1
Foto tirada de terra para o estuário
em posição semelhante às posições C e D no mapa de baixo (8-n4697)
Esta maré vazia. A construção da ponte-cais avança da direita (poente) para a esquerda (nascente = lado da cidade). Vê-se tubos montados em flutuadores para bombear a água. A locomotiva empurra os bate estacas detalhes aqui) e há um navio de apoio sempre próximo da frente de construção.

 MAPA de 1903 (as setas correspondem às fotos da mensagem anterior)
Linha recta azul clara: borda natural do estuário natural antes de intervenção humana
Carmesim: limite de aterro existente na zona até 1902, do lado sul do muro de protecção da linha de caminho de ferro de c. de 1886
Seta castanha escura: distância aterrada de cerca de 120 metros 
até à nova ponte-cais acostável por grandes navios
Preto: extremo do molhe por onde se iniciou a construção da ponte-cais 
Era onde estavam os carris em curva que se vêm na FOTO 5.
Amarelo: início da ponte-cais com estacas
Vermelho: ponte-cais que se vê a construir nestas fotos ("em construção").
Verde: praça dos Caminhos de Ferro mas a estação actual não existia ao tempo delas. 
Rosa: Praça 7 de Março, actual 25 de Junho.
Laranja normal: primeiras pontes e cais frente à cidade do lado leste que depois desapareceram 
quando se aterrou da borda do estuário até à linha a tracejado 
que veio a ser a do cais actual.
Roxo (à direita): 
extremo a sul do Cais Holandês 
e para a sua direita (poente = oeste) o Cais das Estâncias
Setas A a G (normal e ampliação): para algumas, ver referências a seguir
Outra foto da colecção do ACTD IICT e tirada em posição semelhante às posições das setas C e D no mapa de 1903:

FOTO 2
Nota-se a ponte cais bem mais avançada do que na FOTO 1. 
Muitos navios a vapor fundeados no estuário. Maré vazia (9-n4698)
Agora uma foto tirada em posição semelhante às posições das setas C e D no mapa:


FOTO 3

Também semelhante à FOTO 1 mas com maré cheia. À direita vê-se a transição
 entre a ponte-cais e o molhe e aterro já com edificações (12-n4701)
FOTO 4
Vista semelhante à seta F no mapa (7-n4696)
Na FOTO 4 vê-se veleiros fundeados no estuário que estariam ao largo dos cais Holandês e das estâncias mais para o fundo. A estrutura de travessas na ponte-cais está pronta mas ainda sem a placa de pavimento na plataforma para os guindastes e combóios de transporte para os navios.
O pavimento aparece na foto seguinte, por isso estas fotos foram tiradas ao longo dum certo período de tempo, tanto que nesta já está o navio, provávelmente o Swazi, atracado:

  FOTO 5
Vista semelhante à seta F no mapa e à FOTO 4 de cima
mas com a estrutura da ponte-cais já pavimentada (14-n4703)
Ao fundo da FOTO 5 está a reentrância do estuário entre o terreno onde se contrói a ponte-cais e o cais holandês que no mapa corresponde à área onde aparece a ampliação da imagem. 
Para concluir veremos como esta construção se integrou no resto do porto e a evolução que teve nos anos seguintes. O local donde esta foto foi tirada já nos anos 20 deve corresponder à antiga zona de estuário que aparecia ao fundo da FOTO 5 entre o terreno onde se construiu a ponte-cais e o Cais Holandês.


FOTO 6
Aterro feito no estuário anos depois da construção da ponte-cais vista em cima e que estava para a direita e mais para a frente (nascente = leste) do que se vê nesta foto.
Ao fundo a traseira da estação de Caminhos de Ferro de cerca de 1907-1913
Ver aqui o artigo final desta série de três sobre a construção da ponte-cais Gorjão.

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