Instituto de Investigação Científica de Moçambique em Lourenço Marques - Arqs. J. J. Tinoco e Dias

Este é um projecto dos Arqs. João José Tinoco e Dias (de quem não aparecem outras referências) para o Instituto de Investigação Cientifica de Moçambique (IICM) e que a partir de 1976 passou as ser utilisado pelo nóvel Centro de Estudos Africanos (CEA). Este edifício fez parte do campus da Universidade de Lourenço Marques criada em 1962 e que actualmente é a Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Esse campus é na zona norte da Sommerschield (Agronomia aqui) mas não consigo identificar exactamente aí onde fica o CEA. 

Edifício em torno do pátio interior, parece ter sido recentemente reabilitado
Mais imagens do exterior do antigo IICM, actual CEA antes da reabilitação. 
A primeira é do IST de Lisboa.
O livro de José Manuel Fernandes e Maria de Lurdes Janeiro "Arquitectura em África – João José Tinoco" diz: "(Este projecto) procura tirar partido de alguns elementos de sentido mais expressionaista, como o corpo do anfiteatro ou os elementos de betão salientes nas fachadas". 
Nesta imagem de baixo com péssima qualidade, adivinha-se o acima mencionado anfiteatro assente em colunas mas não se consegue ligá-lo às fotos actuais do projecto mostradas em cima.
Vermelho: Laje do pavimento do anfiteatro do antigo IICM
de que não se consegue ver a parte superior
A parte do edifício com a entrada e suponho o pátio interior vistos em cima, deve ser para a esquerda do anfiteatro mas em nenhuma dessas imagens se destaca (claramente) este corpo que supostamente será mais elevado. Era preciso um "Sherlock Holmes" arquitectónico no local para tornar isto mais perceptivel. 
Uma coisa em que reparo é que há milhões de fotos de reuniões em imensos locais em Maputo na net mas é raríssimo alguém tirar fotos dos seus exteriores. 
Suponho que seja este o anfiteatro do antigo IICM, actual CEA 
de que vimos a laje de betão na foto antiga. 
Paredes forradas a madeira à anos 70

Comentários