Continuam a aparecer à venda no Delcampe.net e noutros sites comerciais produtos relacionados com Lourenço Marques, actual Maputo. Espero sinceramente que a minha utilização das reproduções digitais usadas para os publicitar e as lembranças periódicas que faço disso, faça com que alguém compre os "the real thing" que são principalmente fotos ou os postais.
Como as mensagens originais sobre os temas principais da cidade já estão repletas, com as novas fotos vou fazendo reorganizações de conteúdo e revisões da matéria dada até desligar a ficha ao monstro. Temos nesta mensagem duas boas fotos de dois prédios icónicos da baixa que até estão encostados no mesmo quarteirão.
Na primeira foto à esquerda temos o Prédio Santos Gil (ver aqui e aqui, mais algumas aqui) e à direita o Prédio Rubi.
Esquina noroeste do quarteirão e o topo poente = oeste para a direita
virado para onde esteve a Travessa/Rua da Fonte
|
Para a segunda foto roda-se 90 graus para a direita e embora à esquerda continuemos a ter o Prédio Santos Gil passamos a ver de esquina o Prédio Rubi (aqui) que chegou a ser o mais alto da cidade.
Prédio Rubi à direita visto da Praça 7 de Março. Esquina vista na foto anterior do Prédio Santos Gil à esquerda. |
À direita desta segunda foto, separado pela antiga Rua Lapa (?) temos o próximo quarteirão para sul com o Prédio Fonte Azul na esquina e vimos esse conjunto aqui.
A foto seguinte foi agora aqui recolocada e mostra que o Prédio Rubi, que deve ser mesmo do início dos anos 50, é ligeiramente anterior ao Prédio Santos Gil. O Fonte Azul é de cerca de 1944 pelos cálculos do HoM.
Anos 50 - Prédio Rubi a finalizar a construção (ainda andaimes na torre e terraço) Prédio Santos Gil a ser construído à esquerda |
Comentários