Maputopia - maquetas de edifícios antigos da cidade

A partir do site DOMA descobri este artigo no site Maputopia que explica que estas bonitas maquetes naïfs foram feitas por Humberto e por Dino.
Dino e Humberto, artistas nascidos em Maputo, têm construído inúmeros modelos de típicas e emblemáticas paisagens e de edifícios de Maputo. Seus modelos, atentamente recolhidos pelo biólogo holandês Bernard Groosjohan, celebram a arquitetura do passado e do presente de Maputo.
Por isso com a devida vénia, eis a reprodução (em duas dimensões) de alguns dos modelos:
4. Casa Alcobaça etc na Rua da Mesquita
6. Desconheço, pareceu-me o Novo Mundo mas não é

Óbviamente que estes trabalhos serão feitos (também) para responder ao gosto do patrono mas acho interessante que alguém com vida, idade e cultura muito diferentes da minha, possa dedicar-se a um trabalho que no fundo tem o objectivo de preservar a memória da cidade, tal como o HoM. 
No meu top 10, destes edifícios só está incluído o Cine África que é indiscutível, mas pelo 2, pelo 3, pelo maior do 4 (última foto aqui) e principalmente pelo 6 - que infelizmente não sei onde é -  também eu tenho um "fraco". Relembrando dois deles directamente:
Edifício 2
Nessa esquina sudoeste da Av. 24 de Julho com Rua Issa parece haver agora nova construção, por isso não sei foi recuperado ou demolido. Suponho que o estado em que estava deve ter contribuído para a decisão de se fazer a maquete. 
Edifício 3.
Casa na Polana, esquina da Kassuende com Tivane
E há também dois modelos de clássicos de Pancho Guedes (mais vistas no DOMA): 
Casa do Dragão (mas falta o mural ser pintado ao fundo da garagem)
Prédio Abreu

Comentários