Seis prédios de interesse no IST EWV - antiga Lourenço Marques, actual Maputo

Conforme já referi o Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, Portugal e os seus arquitectos fizeram um trabalho sobre construções na cidade de Maputo. Aqui mais algumas dessas construções que são de diversos tipos, estilos, épocas e locais. 
A selecção do IST realmente têm interesse para um leigo como eu mas, voltando a bater no ceguinho, o primeiro problema são as fotos paupérrimas em pixels, o que me parece um desperdício dos recursos consumidos. O HoM tenta photoshopar mas há limites.


Prédio I
Edifício da Direcção das Pescas no princípio da Rua Consiglieri Pedroso, lado sul.
À direita do prédio há um edifício antigo de que só resta a parede da fachada.
O prédio ocupa a posição do antigo Hotel Lage e para o fundo vê-se o antigo Hotel Savoy. Segundo Philipp Schauer este prédio foi uma oficina e estação de serviço  e a parte de cima foi modernizada. De facto os vidros espelhados são modernice saloia mas a cobertura com forma de pente é de arquitecto com ideias. De quem? Depois dos pixels esse é outro dos problemas do trabalho do IST. Na maior parte dos casos sem haver indicação do arquitecto, sem data e sem qualquer tipo de organização da selecção pelo menos na informação disponível na net, não se sabe porque foram escolhidos este edifícios para além de parecerem "engraçados". De profissionais e para mais funcionários públicos espera-se mais esforço de contribuição para a sociedade, penso eu de que.

Prédio II 
Na Av. Marx quase ao fim da descida, antes do
seu cruzamento com a Av. Fernão de Magalhães
O prédio, que se vê também à direita da segunda foto, fica do lado nascente = leste da avenida e por isso é atingido pelo sol poente, daí as protecções solares muito marcadas.

 Prédio III
Prédio na Av. Lenine do lado poente = oeste no quarteirão da antiga Missão Suíça.
Fica diametralmente oposto à ampliação da Escola Industrial
 e do lado oposto à cantina art deco com a Av. Touré pelo meio.


Prédio IV
Escola na Av. M. da Machava sem mais detalhes

Prédio V
Vivenda geminada na Rua Tivane entre o prédio Sheik à esquerda
e o Três Girafas à direita, para quem vê do parque.

 Prédio VI
Empena do corpo lateral esquerdo 
Embora o IST não deia a informação este edifício é no campus da Sommerschield e da Faculdade de Agronomia da Universidade de Lourenço Marques, actual Mondlane. O projecto é do Arq. Alberto Soeiro de 1969.

Comentários